domingo, 28 de novembro de 2021

Pessoas

Pessoas. 

Tudo nestes últimos dez anos teve a ver com pessoas. Tudo o que mudou na minha vida está ligado a cada uma delas. Ao que me fizeram sentir, ao que me acrescentaram, ao que me trouxeram de bom e de mau. Cada acontecimento, cada etapa, trouxe-me ou levou-me pessoas que fizeram a diferença.

A morte do meu pai, a "minha" pessoa, fez-me sentir como se nada mais me pudesse atingir tanto. Tudo o resto passou a ser tão relativo, tão pequeno, que se seguiram uma série de decisões que até ali não tinha coragem para tomar. Corresse bem ou mal, nada podia ser pior do que a falta que aquela pessoa me fazia.

E cada decisão foi-me fazendo perder e ganhar pessoas. 

A mudança de emprego que me afastou definitivamente de pessoas tóxicas e desgastantes. A mesma mudança de emprego que acabou por me trazer pessoas que me enchem a alma todos os dias.

As pessoas que eu julgava próximas e tomaram um chá de sumiço. As pessoas que eu julgava distantes e se fizeram presentes sem qualquer esforço.

A família que fui perdendo, inevitavelmente. E a família que aumentou com os sobrinhos.

Os amigos de longa data que vieram mostrar que, passem os anos que passarem, os laços permanecem. Outros que ainda os vieram reforçar.

As pessoas que me fizeram soltar gargalhadas quando eu só precisava de sorrir. As que me fizeram chorar quando eu precisava era de muitas gargalhadas.

As que me mostraram que por mais que eu me esforçasse, nada seria suficiente. As que me ensinaram que não preciso de me esforçar para que tudo baste.

Foram muitas as pessoas que deixaram alguma coisa nestes meus últimos dez anos. 

Algumas, apenas de passagem, vieram mostrar exactamente aquilo que eu não quero. Outras, até mesmo sem saberem, acabaram por me mostrar o que é realmente importante para mim.

Pessoas que me desafiaram a sair da minha zona de conforto, e pessoas que me fizeram sentir que estar confortável, por vezes, é o melhor.

Pessoas que me surpreenderam. Pessoas que me desiludiram. 

Pessoas que são música. Pessoas que foram ruído.

Consegui chegar ao final destes dez anos com a casa limpa. Não foi propositado, não estabeleci nenhuma data, mas acho que neste último ano muita coisa se limpou por si própria. 

E tenho a casa cheia de pessoas das boas. Cada uma destas pessoas sabe o cantinho que ocupa e porque continua por cá.

E cada uma delas fez tudo valer a pena.



( dez anos depois de Doce Despedida)

4 comentários:

  1. "10 anos é muito tempo" cantava o Paulo de Carvalho.
    Como ja te disse, e devo ter escrito isso algures, nos orbitamo-nos. Elipticamente, como todas as orbitras, umas passagens mais perto, outras mais longe. Nao sei se é reciproco, mas sem ti, mesmo no ponto mais longe, o meu percurso seria muito diferente. Deepest Blue. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes perfeitamente que fazes parte destas pessoas, não só destes últimos dez anos, mas também de parte dos dez anteriores. De várias formas, foste assistindo a tudo o que vivi, e estiveste presente em vários destes momentos. Deepest Blue. Beijinhos.

      Eliminar