segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

E muito fica (ainda) por dizer

Um ano pode ser pouquíssimo tempo na vida de uma pessoa. Um ano passa a correr, mal damos por isso, é um instantinho, voa! Ainda ontem estava a brindar à chegada de 2013 e hoje já estou aqui pronta para me despedir dele. Tão depressa! Mas um ano também pode ser muito tempo da nossa vida. Num ano cabem muitas coisas, muitos reviravoltas, muitas lutas, muitas decisões, muitas pessoas. Um ano, que parece quase nada, pode fazer toda a diferença nas nossas vidas.

Há quem diga com toda a convicção que as pessoas não mudam. E há quem apenas ache que as pessoas não mudam de um dia para o outro. Nunca concordei com isto, até porque sempre tive exemplos à minha volta de pessoas que mudaram como da água para o vinho e quase sem darem por isso. E se eu, defendendo a minha convicção, sempre disse que não sou, nem de perto nem de longe,  a mesma pessoa que era há cinco, dez ou quinze anos atrás, agora acrescento que cada vez estou mais longe de ser a mesma pessoa que se despediu de 2012.

Não há como viver certas coisas sem mudar com elas. Eu costumo dizer que só não muda quem não vive, e 2013 foi um ano cheio, muito cheio. Felizmente para uns, infelizmente para outros, certas coisas não foram visíveis a olho nu. Talvez seja preciso alguma sensibilidade ou maturidade para se ter noção do tamanho das coisas sem que elas precisem ser explicadas. Ou talvez seja mesmo preciso viver certas coisas para se entender. Whatever.

De 2013 fica a lembrança do pior dia da minha vida, o dia em que perdi o meu pai. Mas de 2013 fica também a lembrança do dia em que tomei a melhor decisão que alguma vez poderia ter tomado: despedir-me daquela maldita empresa onde me afundei durante nove anos e, no dia seguinte, começar numa nova. Pelo meio, muitas outras coisas aconteceram, boas e más. Novas pessoas que entraram na minha vida, laços que se estreitaram, outros que se perderam, histórias, muitas histórias, muito movimento. Novas prioridades, novos hábitos, opiniões que mudaram, valores que se pesaram na balança, nova forma de olhar para a vida e para os outros. Tudo isto coube no meu 2013.

O que desejo para 2014? Desejo muito de muita coisa. Não quero ser meiguinha a pedir. Não vou estar aqui a dizer que me basta paz e saúde e essas coisas bonitas, porque não basta. 2014 tem de ser mais que bom, tem de ser fantástico, porque só assim uma série de coisas terão valido a pena.

Bom Ano!

10 comentários:

  1. E que tudo o que desejas se realize, Feliz 2014! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que 2014 seja o Ano!!!
    Feliz Ano Novo!!!

    ResponderEliminar
  3. És uma grande mulher! Dá-lhe Ana, que tenhas um ano brutal.

    ResponderEliminar
  4. Pois então que seja um ano em grande!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Fico orgulhosa de ti, por teres arriscado. Será um bom ano. És uma mulher forte!

    ResponderEliminar
  6. Bom Ano, gémea :D E todos os parabéns pela coragem e pela conquista.
    Bjo

    ResponderEliminar
  7. Um bom ano...e que seja provado que tudo muda e para melhor =)

    ResponderEliminar
  8. Saudades de te ver escrever...sei que nem sempre há tempo. Mas não deixes de escrever nem que seja para ti sff. Eu esqueci-me por um tempo e não me orgulho

    ResponderEliminar