quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Faz, mas cala-te.

Não gosto de pessoas que se gabam de ajudar os outros, sejam pequenas ou grandes ajudas. Não gosto quando leio que a personalidade X anda a gritar ao mundo que doou não sei quantos milhões para ajudar esta ou aquela instituição. Só o facto de gritar ao mundo que o fez já me faz torcer o nariz. A causa pode ser muito boa, a ajuda pode ter sido enorme, mas a publicidade não me agrada. A verdadeira ajuda é desinteressada. Ajuda-se porque se quer, porque se faz questão disso, porque se pode e, principalmente, pelo prazer que proporciona a quem o faz. Ajudar para se ficar bem na fotografia é feio. Ajudar para se andar a cobrar a ajuda, é mais feio ainda. É como um amigo ajudar o outro e depois andar a gabar-se junto dos restantes que o fez. Ou pior ainda, andar a atirar-lhe à cara a ajuda que lhe deu. É feio, e só fica mal a quem o faz. Para mim, a ajuda ideal seria sempre a anónima, sem nome e sem rosto.

15 comentários:

  1. É feio e desonesto mas infelizmente a maioria faz isso... ajuda e atira em cara que o fez com o intuito de receber algo em troca. O ser humano é egoísta. Tenho dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente parece que estou a ver à minha frente essa pessoa ....

      Eliminar
  2. Não posso concordar mais, seja em grande ou em pequena escala gritar as ajudas aos sete ventos dá-me sempre a sensação de publicidade.

    ResponderEliminar
  3. Agreed, embora haja muitos que não publicitam mas a comunicação social faz isso por eles.

    ResponderEliminar
  4. Não sei se falas de alguém em particular e se te referes apenas a celebridades mas eu não aprecio isso nas pessoas comuns. Conseguem ser muito mesquinhas. Não gosto em ninguém, conhecidos ou não. Mas por vezes as celebridades usam isso para consciencializar as massas. Acho bem mais feio um indivíduo que não tem onde cair morto andar anos a remoer uma "ajuda" que deu a alguém. E olha que conheci pessoas assim. :(

    Lembrei-me agora que um dia fiquei muito surpresa e algo embaraçada porque minha avó me fez uma declaração de afecto vindo do nada. Alguém me tinha visto a cometer um acto de solidariedade meses antes e foi-lhe contar. Meus avós souberam-no mas preferiram não dizer nada. Até que minha avó o referiu para explicar a declaração que fez e ficamos por aí.

    Não vejo porquê uma coisa destas tem de ser "publicitada" - fica mal aproveitar um gesto de ajuda ao próximo para tirar proveito e ficar bem "na fotografia". Ficam tantos por ajudar que o silêncio se impõe.

    Nem sempre vemos quando alguém à nossa volta precisa de algo que facilmente podemos dar. E falo de afectos também. Somos todos susceptíveis de falhas não faz sentido alguém se vangloriar por UM gesto "altruísta" e dele tentar tirar proveito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Referia-me a todo o tipo de situações no geral, celebridades ou pessoas comuns, sem qualquer alvo em particular. Mas concordo que a nível de pessoas comuns esse tipo de atitude ganha um carácter bem mais negativo.

      Eliminar
  5. Amén Ana!!!
    Dá-me asco essa gente boazinha.

    ResponderEliminar
  6. quero distancia desse povo que apregoa o que faz...

    ResponderEliminar
  7. Acabei de ajudar uma joaninha que tinha caído de carapaça. :)

    ResponderEliminar
  8. Não restam dúvidas de que és uma mulher coexistial, como dizia Fernando Pessoa aos seus amigos de espírito, que colmatavam a ausência dos outros que se faziam passar por tal e na verdade nunca o foram.
    Um beijo, mulher guerreira.
    Continua difícil discordar de ti.

    ResponderEliminar
  9. Tinha uma amiga (?) assim. Sempre que fazia um favor a alguém, de volta e meia lá vinha isso à conversa.

    ResponderEliminar
  10. Há pessoas que adoram o exibicionismo...

    ResponderEliminar
  11. Concordo, porque se o fazem pela fama e pelos agradecimentos não o fazem pelas razões correctas :) *

    ResponderEliminar
  12. Quem ajuda por querer, por ter vontade, por saber o que é certo não anda a publicitar.

    ResponderEliminar