sábado, 3 de março de 2012

O comboio já vai longe

Coisas do passado são isso mesmo: passado. Não vejo necessidade nenhuma de se andar a remexer em coisas que, a determinada altura, tiveram um determinado desfecho. Se no momento em que elas aconteceram, ninguém se preocupou em pedir ou dar esclarecimentos, porque raio se lembram de o querer fazer três, cinco ou dez anos depois?

O meu tempo passa muito depressa, eu viro páginas à velocidade da luz. Pessoas das quais me afastei propositadamente há alguns anos já não cabem nos meus dias, nem fariam qualquer sentido neles. A vida segue, as coisas mudam, outras pessoas chegam, e eu não gosto de andar para trás. Gosto de criar laços, mas detesto recriar os que desfiz consciente e deliberadamente. Isso seria cometer o mesmo erro duas vezes, e eu cá preciso é de espaço e tempo livre para cometer os novos que hão-de vir.

18 comentários:

  1. perfeito **

    (também gosto e consigo fazê-lo em 99% das situações ... digamos que talvez acredite que a nossa consciência tenha o papel principal nestas situações ... been there, done that ... )

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Em todas as relações de amizade ou amor que terminam abruptamente, há sempre palavras que ficam por dizer. Se o tempo ou as circunstâncias da vida levarem a que essas palavras possam alguma vez ser ditas, óptimo. Mas nunca forçarei a situação - se algo fica por dizer, é porque assim teve de ser.

    ResponderEliminar
  3. És racional do que eu mas neste ponto tens muita razão. Não sou de tentar recuperar aquilo que alguém estragou.

    ResponderEliminar
  4. Nesse aspecto sou como tu ou talvez até mais radical. Se cortei cortei, e ponto final. Não volto atrás nem mexe e remexo naquilo que está quieto, porque sou demasiado prática e realista, logo vejo as coisas tal como são. Não ando a florear e então faço tudo com muita consciência.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo isso que quis dizer. Se cortei, cortei mesmo, e por algum motivo. Não faz sentido, nem vale a pena voltar a tocar no assunto.

      Eliminar
  5. (eu sei, off topic, (sorry...) mas ainda não tinha mudado a opção dos comentários ... e queria mesmo dizer-te que aquele pão de alho com queijo deve ser a única coisa que me fará lá regressar (ao indiano) :D :D)
    boa semana**

    ResponderEliminar
  6. vou concordar contigo. porque assim tem de ser. porque a mudança é a unica certeza/constante. ha dias que com varias pessoas"dessas épocas longinquas que falas" vêm com a conversa da essencia. de que nao se muda.. eu discordo. muda-se e muito.
    tenho um(01) assunto pendente que foi largado da mão ha ja algum tempo. e algo me diz que um dia ainda vão chegar com essa conversa...e sinto exactamente o mesmo que tu.
    nao faz sentido. e hoje á noite depois de ver o Shame, bem sei que vou escrever sobre o filme e escrever sobre as idas e partidas, sobre as mudanças, sobre a independencia de que nao podemos deixar pontas soltas ou se alguem as tentar pegar, nós nao devemos mexer uma palha. Há quem diga que o ego nao é bom conselheiro,concordo. Há quem diga que a essencia fica sempre, discordo. porque o que tu mudas em 5 anos, pode mudar essa tua essencia. nao que nao sejas a mesma, mas que os teus principios mudaram.
    profissionalmente tenho um lema que diz"Honoramus Principia" .. e isso anda perdido em muita gente.
    boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo que se muda sim, e muito. E nem são precisos 5 anos para que tal aconteça. Muitas vezes, bastam meia dúzia de meses para nos virarmos do avesso.

      Eliminar
  7. 2minutos depois, ponho na radar.
    "nao vou ficar mais atrás de quem nao quer ver..."
    se isto é uma coincidencia..

    ResponderEliminar
  8. E há tantos erros novos ( e bons)à nossa espera para serem cometidos!!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana,

    Na minha opinião as pessoas devem sempre esclarecer as coisas na altura, para que possam definir-se interiormente e assim possam ultrapassar melhor a situação. Quantos aos erros novos que venham eles, só quem está parado é que não os faz.

    Um abraço

    Pedro Ferreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, na minha opinião, existem pessoas que nem merecem esclarecimento nenhum sobre absolutamente nada, depois de determinadas atitudes. Nem naquele momento, nem nunca.

      Eliminar
    2. Ana

      Claro que existe determinadas atitudes que são demasiado óbvias e só não entende quem não quer entender, falo daquelas menos óbvias, por exemplo imagina que num dia estas a falar alegremente com uma pessoa mas sem saberes porque ela deixou-te de falar de repente e ainda por cima era tua melhor amiga(o). Acredito que gostarias de saber porque.

      Um abraço

      Pedro Ferreira

      Eliminar
  10. Brilhante. Penso da mesma maneira e ainda há dias aconteceu-me algo semelhante. Alguém me reconheceu ao fim de 10 anos e pôs-se a desbobinar conversas sobre esses tempos. Algumas gostei de ouvir, outra nem por isso, e a conclusão que cheguei é que existem pessoas que parece terem parado no tempo ou então os seus últimos 10 anos de vida foram um marasmo sem igual, ao ponto de recordarem acontecimentos com um detalhe que me impressionou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martini, mas olha que eu não esqueço nada, tenho até muito boa memória e chego a lembrar-me de conversas inteiras ao detalhe, mesmo que tenham sido há 10 ou 15 anos atrás! Deixo é de lhes dar importância e passo à frente.

      Eliminar
  11. Mas há coisas que quando ficam mal resolvidas, é inevitável remexer! Mas realmente a vida continua e cometer o mesmo erro é burrice...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónica, remexer e resolver se for alguma coisa à qual ainda damos importância ou algo que ainda possa fazer diferença no presente, sim. Mas em relação a pessoas das quais me afastei e com quem cortei, não tenho porque remexer ou sequer perder tempo com isso. São pessoas que não quero novamente na minha vida, independentemente do que se pudesse ou não falar.

      Eliminar