domingo, 15 de janeiro de 2012

Les Bons Vivants - Vamos jantar fora?

Como (quase) toda a gente sabe, eu sou uma verdadeira naba na cozinha. As minhas especialidades resumem-se a um excelente puré de batata - que não, não é de pacote! - e a um camarão frito que (dizem) é de comer e chorar por mais. De resto, fico-me pelos básicos ovos estrelados, omeletes, hambúrgueres e, de vez em quando, uns molhos improvisados para bifes. Claro que esta minha falta de jeito acabou por ser agravada pela minha adoração por restaurantes. Se eu fizer as contas, juntando as visitas à família (que implicam jantar fora) e as típicas jantaradas com os amigos, só faço comida em casa 2 vezes por semana.

Gosto de restaurantes, gosto de todo o ritual que implica ir jantar fora. Sair de casa, estar em boa companhia, com um bom vinho, boa conversa, bom ambiente e, claro, boa comida. Talvez por ter este hábito tão enraizado e já ter entrado em tantos restaurantes na vida, não é qualquer um que me conquista. Gosto de um bom serviço, de um bom ambiente e de menus especiais. Para ir a um restaurante comer aquilo que, com algum esforço, faço em casa, prefiro não ir.

Existem uns quantos restaurantes que fazem parte do meu roteiro habitual, mas estou sempre pronta a conhecer novos destinos. Talvez por isso, tenha gostado tanto da ideia da Raquel e do João, eles que se assumem como bons vivants e que apreciam, tal como eu, o prazer de uma boa refeição. Neste blog, eles irão deixar a avaliação de alguns restaurantes por onde têm passado e eu, claro, já estou atenta. Quem gosta de cozinhar, poderá também encontrar várias dicas e receitas que eles se aventuram a pôr em prática. Quem sabe, um dia destes, eu arrisco uma delas também. Por enquanto, vou seguir-lhes o rasto por esses restaurantes fora.

Tal como eles, uma bon vivant me assumo.

27 comentários:

  1. Eu cá não gosto nada de jantaradas lol... Em Setúbal recomendo o Xica Bia em plena Luisa Todi....

    ResponderEliminar
  2. Eu também não me dou muito bem na cozinha, é sempre bom haver um restaurante fantástico por perto :)

    ResponderEliminar
  3. A Raquel e o João vão longe...

    Esta dica deste blog é preciosa, Ana... quando o blog tiver mais críticas a restaurantes. Muitas mais.

    ResponderEliminar
  4. Não tenho grande hábito de jantaradas por acaso. os amigos intimos não gostam disso por muito que eu insista, e uma jantarada só com um é nula xD.
    Por acaso acho que vou mais pra esse blog pelas receitas. basicamente todos os dias cozinho pra mim e dá sempre jeito saber umas quantas receitas.

    ResponderEliminar
  5. revi-me quando dizes que não gostas de comer fora o que com algum esforço fazes em casa ... adoro ementas 'alternativas' :) :)
    **

    ResponderEliminar
  6. Ai o teus camarões fritos...
    Por falar nisso, já estava na hora de combinar uma coisa dessas, não?

    ResponderEliminar
  7. Temos de fazer um duelo de camarões fritos, os meus também são muito elogiados.
    Restaurantes é comigo mesma, mostrem-me o caminho!

    ResponderEliminar
  8. Mesmo assim eu consigo bater o teu numero de vezes que cozinhas em casa. Eu cozinho ZERO vezes....lol

    ResponderEliminar
  9. Ora nem mais, faltavam-me sugestões para eu também continuar a ser uma bon vivant!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto tanto de cozinhar como tu, ou menos.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de cozinhar mas também gosto de sair e jantar num bom restaurante! São momentos que mesmo que a conta seja upa-upa, acho que vale sempre a pena! ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto de comer. Ponto. E gosto muito de jantar fora, mas ao fim de 3 anos a jantar fora 3/ 4 vezes por semana, já não há sítio que me apeteça. Neste momento, e porque gosto, uso e abuso da minha cozinha.

    ResponderEliminar
  13. A minha especialidade é sopa e arroz. Achas que dá pra fazer troca com as tuas?
    Também, por mim, andava sempre em restaurante. Mas não tenho t€mpo!
    (vou espreitar)

    ResponderEliminar
  14. Gosto imenso da mesa e do tempo que lá se passa e não desdenho sair para uma boa jantarada,,, mas prefiro o recato da casa e a conversinha boa ali à mesa do costume.

    ResponderEliminar
  15. Eu não sou muito de comer fora, mas tenho alguns de eleição quando vieres ao Porto vai ao Papas e Tapas vais adorar desde o ambiente descontraído as várias tapas ;)bjs*

    ResponderEliminar
  16. so gosto de ir jantar fora se for algo bastante bom, se não prefiro ficar em casa :)

    ResponderEliminar
  17. Inevitavelemente, por todas as razões e mais alguma, raros são os fins-de-semana em que não jante fora com a menina do crónica... e a verdade é que vou estando atento às novidades! :p

    ResponderEliminar
  18. E partilhares os teus molhos para a carne com a gente? :)

    ResponderEliminar
  19. Sara,

    São grandes improvisos para mim, que sou uma naba no assunto e qualquer coisinha que faça é uma festa, mas para os outros são coisinhas básicas e corriqueiras. Tipo: molho de pimenta, de café, de mostarda, de manga, de queijo, de coco com tomate, e por aí fora. Nada de especial:)

    ResponderEliminar
  20. e eu que cozinho tão bem, quer dizer acho eu. Mas admito que também sou apologista de restaurantes, muito menos trabalhinho, contudo bem mais caro.

    ResponderEliminar
  21. Bem... e assim também não tens que lavar tanta loiça! Esperta a menina!! xD

    ResponderEliminar
  22. Adoroooooooooo
    Qualquer dia vamos jantar as duas (ok, ok sushi não!!!!!!!)
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. SuperSónica:

    Combinado!
    E sim, tudo menos sushi:)

    ResponderEliminar
  24. Ana, eu nunca fiz nenhum molho para acompanhar carne, por isso toda a ajuda é pouca! Improvisas sempre ou segues algumas receitas de molhos em algum site?

    ResponderEliminar
  25. Sara, é mesmo de improviso. Normalmente tento reproduzir o que vou provando por aí.

    ResponderEliminar