quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um dia falamos

A idade, enquanto número apenas, não é justificação para tudo, é um facto. Mas se pensarmos na idade como anos de vivência, a coisa poderá mudar um bocadinho de figura. Quando eu tinha 20 anos, não era, nem de perto nem de longe, a mesma pessoa que sou hoje. Não tinha a mesma postura perante a vida, os mesmos gostos, as mesmas ideias ou os mesmos valores. A minha vida era um reflexo daquilo que eu tinha vivido até ali, e quando alguém com mais 15, 20 ou 25 anos que eu, me vinha dizer "com os anos isso muda" ou "quando chegares à minha idade logo me dizes se continuas a pensar assim" e por aí fora, eu considerava aquilo uma arrogância tremenda e achava sempre que não, que ía ser sempre aquela mesma pessoa, com os mesmos valores, as mesmas ideias, a mesma atitude perante a vida. Hoje sei que estava errada e dou a razão a quem já tinha vivido um pouco mais que eu.
Por isso, hoje em dia, quando uma miúda de 20 anos me vem dizer que eu não posso pensar assim ou assado, que não devia fazer isto cozido ou grelhado, eu lembro-me sempre desses tempos em que eu achava que sabia tudo. Não caio no erro de lhe falar em números ou idades, porque sei que ela não me vai ligar nenhuma, mas não deixo de lhe perguntar se já passou por isto ou por aquilo, se já viveu esta ou aquela experiência. Se ela me responder que sim, que já viveu essas coisas todas da mesma forma, eu calo-me e aceito. Mas como raramente isso acontece, eu limito-me a sorrir e a pensar "um dia falamos".

E daqui a 20 anos, muito provavelmente, serei outra pessoa.

18 comentários:

  1. Sem dúvida, Ana.Recordo-me perfeitamente de ter conversas desse tipo tipo e eu, na altura e com uma certa arrogância da idade, respondia: "Ah ´tá bem.Esquece lá isso". Hoje entendo perfeitamente o que me queiram dizer com o "quando fores mais velho, irás perceber". Tanto percebo que vejo pessoas mais novas a agirem como eu agi e a pensarem como eu pensei, e inevitavelmente, digo-lhes eu agora: "Olha que daqui a uns anos vais pensar de forma diferente."

    ResponderEliminar
  2. É melhor não invocares números. Provavelmente a cachopa ficaria toda confusa!

    ResponderEliminar
  3. Já mudei tantas vezes... e continuo o mesmo!!
    Mas isso só se compreende depois!
    Antes não vale a pena "aconselhar"!!!

    ResponderEliminar
  4. É tão verdade, agora fizeste-me recuar um pouco no tempo e lembrei-me por exemplo de quando me diziam que os tempos de estudante eram os melhores e eu nem ligava e achava ridículo, agora dou-lhes muita razão...
    E daqui a uns bons anos, seremos de certeza outras pessoas, mas espero, que com muita experiência de vida!
    Mas agora o contrário, tu com a idade que tens, se alguém 10 ou 20 anos mais velho te disser isso mesmo que não podes pensar/fazer assim ou assado, que já não tens idade para isto ou aquilo, como ages?

    ResponderEliminar
  5. Uma das coisas mais claras que a vida nos mostra, é que a forma como somos (ou como achamos que somos) nunca é algo completamente fechado ou terminado...existem sempre, sempre pontos que achamos que somos assim e que nunca mudaremos, no entanto o nunca torna-se demasiado curto e há sempre qualquer coisa que nos faz mudar...
    mas sobre isto também não vale a pena pensar muito, porque caso contrário torna-se a teoria da "batata frita" e nunca ninguém chega a lado nenhum... =)

    ResponderEliminar
  6. SuperSónica,

    Tal como eu disse na última frase, sei que daqui a 20 anos provavelmente irei ser uma pessoa diferente, e por saber que a vida dá tantas voltas e nos conseguimos virar do avesso em tanta coisa, já encaro essas reacções de outra forma. Eu não sigo conselhos de ninguém (nem é de conselhos que aqui falo, mas sim de criticas)
    mas aprendi a ouvir os que já viveram mais que eu.

    É claro que nem todos vivemos as mesmas coisas e nem sempre vamos dar razão a tudo o que nos disseram um dia, cada um muda à sua maneira e de acordo com as suas experiências, mas com o tempo deixamos de ter a pretensão de acharmos que nunca vamos fazer isto ou aquilo, que nunca vamos pensar assim ou assado. E eu sei que não sei como vou ser daqui para a frente.

    ResponderEliminar
  7. Muito bem visto. Eu sou exatamente da tua opinião. Lembro-me que uma das pessoas com quem mais discutia acerca dessas diferentes visões era com o meu pai. Ela era um tipo pró-Salazar, ex-combatente, uma pessoa com uma atitude conservadora em relação a determinadas questões e eu era o tal reaccionário de 18 anos, do contra, de esquerda e parece que até tinha prazer em lhe afrontar por tudo e por nada, pois na realidade não concordava com nada daquilo, e ele usava uma dessas expressões, que um dia eu iria mudar de ideias. Hoje passada mais de uma década dessa altura vejo-me cada vez mais a concordar com ele nas teorias que ele defendia. Foi uma grande lição, da mesma maneira que quando vejo aqueles pós-adolescentes a vociferar por tudo e por nada a minha reacção também já vai sendo essa "um dia falamos!"

    A vida ensina-nos muito :)

    ResponderEliminar
  8. A idade é tão boa e sabe tão bem :)
    Cada vez mais tenho a consciência que a vida muda, e a nossa perspectiva das coisas também.

    ResponderEliminar
  9. É um erro pensarmos que as pessoas não mudam. Mudam. Estamos em permanente mutação e dialética com o meio, o tempo, as perspetivas.

    ResponderEliminar
  10. completamente Ana. adorei ... eu no alto dos meus trinta-e-dois ainda estou para descobrir também porque tantas vezes a minha mãe me diz "quando fores mãe vais entender" ... acredito que por muito que tente entender agora, não consigo chegar lá :)
    **

    ResponderEliminar
  11. A arrogância da juventude, que julga saber tudo. :) Já engoli alguns sapos.

    ResponderEliminar
  12. Entendo-te mas.... tb odeio como sendo uma pessoa mais nova que algumas pessoas com quem eu trabalho... considerarem que de facto a idade por si traz alguma sabedoria e experiência de vida...

    trazer por si só apenas não traz... a vida ensina muita coisa mas... nem sempre as pessoas passam nas mesmas situações e como tal... têm que aprender as mesmas lições...

    eu pessoalmente aos 20 talvez tenha vivido situações que outras pessoas nem aos 50 as viveram....

    e passo os dias a ouvir frases de colegas... "ai quando chegares à minha idade vais compreender..." enfim...

    daqui a 20 anos logo vejo...
    eu ... uma pirralha de apenas 35 :)

    ResponderEliminar
  13. Isso é muita arrogância da tua parte, daqui a 20 anos já nem cá estás...:D

    ResponderEliminar
  14. Mel de mi corazón,

    também te adoro, pá!

    ResponderEliminar
  15. Mudamos todos os dias e como pessoas mais "maduras" acho que essa é a postura correcta. O contrário seria sinal de que não tínhamos aprendido nada, que continuávamos a pensar sermos donos de todas as verdades. Ao menos que tenhamos aprendido a não julgar quem ainda não teve tempo de aprender.

    ResponderEliminar
  16. Ano após ano tudo muda aos nossos olhos!...

    ... nuns casos, felizmente...

    ... noutros, nem tanto!!!

    ResponderEliminar
  17. Aos 20 anos achamos que somos os donos do Mundo e pensamos que sabemos mais do que todos os outros. Com o tempo, a vida encarrega-se de nos provar o quanto estamos errados...
    Por isso é que hoje em dia dou tanto valor aos conselhos e sabedoria dos mais velhos, que já tiveram muitas mais lições de vida do que nós.

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  18. Faz tudo parte do crescimento, cada fase tem o seu momento e só crescemos se aprendermos por nós próprios. : )

    ResponderEliminar