domingo, 22 de agosto de 2010

Obviamente que não


Há uns dias fiz uma espécie de teste. Decidi publicar uma frase sobre uma determinada situação, num determinado sítio (e não, não foi no facebook, nem hi5, nem nada do género) e esperar pelas devidas reacções e comentários. Tinha quase a certeza do que iria acontecer, mas quis tirar a prova dos nove. Foi curioso constatar que as pessoas têm sempre muito a dizer sobre uma simples frase. Ninguém pára para pensar no enredo que pode estar por trás de tudo aquilo. Formam-se logo opiniões, fazem-se julgamentos - positivos ou negativos - radicais, elaboram-se teorias, tiram-se conclusões do arco-da-velha, sem que exista qualquer referência espacial ou temporal da coisa. É como se meia dúzia de palavras fosse o suficiente para que entendessem tudo. É a prova de que aquele velho ditado que diz que "para bom entendedor, meia palavra basta" nem sempre é assim tão verdadeiro.
Há quem ache que tudo é preto ou branco. Que as coisas são como são, independentemente de tudo o resto. Há quem ache que basta saber o óbvio e nem procure saber o onde, o como ou o porquê. Há quem ache que há coisas que não precisam de ser explicadas, que está lá tudo dito. E não, não está. Se eu tivesse escrito um texto em vez de uma simples frase, as reacções teriam sido outras, aposto. Mas a minha intenção era ver até onde poderia ir o julgamento precipitado dos outros e, com isso, perceber o quanto também eu já me precipitei.
Apeteceu-me argumentar, explicar e esclarecer, mas não o fiz. Deixei estar como está. E não importa o que escrevi ou onde escrevi. O que importa é deixar que tudo aquilo me vá lembrando de que nem sempre tudo é tão óbvio quanto parece.

30 comentários:

  1. Ai, Ana! Então tu andas a fazer experiências com os teus comentadores...

    Hum! Assim, de repente fizeste-me sentir... ratinho de laboratório! :P

    ResponderEliminar
  2. Pronúncia:

    Não, não foi com os meus comentadores daqui, está descansada:-)
    Foi algures onde ninguém me "conhece" e com outro nick, claro.

    ResponderEliminar
  3. E não, também não criei nenhum outro blog!

    ResponderEliminar
  4. as pessoas tendem a imaginar cenários em tudo o que lêem/ouvem.

    ResponderEliminar
  5. Afectado:

    E, na maior parte das vezes, cenários tão errados...

    ResponderEliminar
  6. naturalmente. as possibilidades são infinitas, logo muito dificilmente se acerta em cheio.

    ResponderEliminar
  7. Isso é mais que normal, até porque as palavras têm no mínimo 2 significados, um o significado com que é dito o outro o significado com que é interpretado.

    ResponderEliminar
  8. é mesmo verdade. já me deparei com situações dessas. e mesmo em grandes textos... bem, a probabilidade diminui, mas mesmo assim podem ser interpretados na mesma de uma forma completamente diferente da realidade. corremos sempre esse risco quando nos expressados: sermos mal-entendidos. e também muitas vezes não entendemos o que os outros dizem realmente... a comunicação é uma coisa complexa.

    ResponderEliminar
  9. Smurf:

    Neste caso nem me referia tanto ao significado das palavras em si, mas tal como disse o Afectado no comentário dele, aos cenários/filmes que se criam à volta de simples palavras.

    ResponderEliminar
  10. Girl in Motion:

    Corremos sempre esse risco, sim... principalmente quando não somos muito directos ou explícitos naquilo que dizemos/escrevemos. Mas eu gosto dessa multiplicidade de interpretações em relação a um texto. O que acho curioso é haver quem consiga formar uma opinião tão sólida em relação a uma pequena frase, baseado em absolutamente nada.

    ResponderEliminar
  11. Por vezes poucas palavras não chegam para explicar algo.

    ResponderEliminar
  12. Tão verdade, mas tão verdade. É incrivel como somos pessoas com tanta opinião, com tanto para dizer sobre os outros. É lindo.

    ResponderEliminar
  13. Eh pá, é aquela mania de opinar sobre tudo, que leva a malta a parar à beira de um acidente e começar logo a dar palpites, a fazer o orçamento do arranjo das viaturas eheheh.

    ResponderEliminar
  14. É um óptimo exercício...
    Se bem que eu quase nunca consigo controlar a velocidade dos meus dedos ou da minha caneta, que se perde em frases e parágrafos.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  15. sigo um blog que fez o mesmo exercício no facebook e o resultado foi idêntico. muito interessante de facto... chama-se coscuvilhice... ;)

    ResponderEliminar
  16. desafio e selinho para ti no meu blog.
    beijinho

    ResponderEliminar
  17. Algumas pessoas são muito rápidas a julgar os outros. Infelizmente, na maioria das vezes mais pela negativa do que pela positiva.
    Big Kisses

    ResponderEliminar
  18. uma simples frase dá aso a infinitas interpretações.

    kiss

    ResponderEliminar
  19. Ainda bem... já pensava que estava sozinha no mundo xD

    ResponderEliminar
  20. espumadosdias:

    Mas, pelos vistos, chegam para se tirarem demasiadas conclusões.

    ResponderEliminar
  21. Eu Mesma:

    Não perdeste grande coisa por aqui:-)

    ResponderEliminar
  22. mulher certa:

    Somos sim, e sabemos sempre muito. Por vezes não sabemos é sobre nós mesmos.

    ResponderEliminar
  23. Fresco_e_Fofo:

    Em contrapartida, quando o acidentado somos nós...

    ResponderEliminar
  24. Izzie:

    Eu também tenho o hábito de me perder, até porque se há coisa que eu gosto é de argumentar (às vezes até demais!), mas desta vez resolvi resumir uma enorme história em meia dúzia de palavras e deu no que deu...

    ResponderEliminar
  25. Otário:

    Nem imagino o que seria se tivesse publicado aquilo no facebook, identificada! Aí era o descalabro total:-)

    ResponderEliminar
  26. CG:

    Sem dúvida! Por isso mesmo escolhi uma frase que, aparentemente, tem tudo para ser uma coisa má... ainda pensei que alguém perguntasse o "porquê", mas não. Tiro e queda!

    ResponderEliminar
  27. Pinkk:

    Muitas mesmo. E das mais incríveis possíveis:-)

    ResponderEliminar
  28. Ando a pôr a leitura em dia dos blogues, ando um bocado atrasada nos comentários.

    Mas tal como disseram as pessoas gostam sempre de presumir que sabem tudo, os cenários e as circunstâncias e fazem juízos de valor por vezes muito longe da verdade.
    É a natureza humana!

    ResponderEliminar
  29. As pessoas adoram mandar os seus bitaites sobre o que não lhes diz respeito.

    ResponderEliminar