sexta-feira, 12 de março de 2010

É matemático!

Durante quase toda a minha vida de estudante estive direccionada para a área de Letras. Depois, a determinada altura, virei-me para os números. No fim, acabei por me dedicar a uma área que nem é carne nem peixe, é uma mistura dos dois.
Ultimamente tenho constatado que, de facto, a matemática é muito mais útil para a nossa vidinha que qualquer filosofia de um Kant ou de um Nietzsche.

É que somar 1+1, ou 2+2, ou 3+3, dá muito mais resultado do que andar por aí a divagar sobre os pensamentos dos outros. É muito mais rápido, mais simples e não falha!

(dizem que aquela coisa chamada "intuição" também não é má...)


19 comentários:

  1. Os números são nossos amigos, mas acho que é útil saber um pouco de tudo. Mais que não seja, para não ficarmos como os burros: com umas palas dos lados para só conseguirmos ver para a frente.

    Eu não segui as letras, apesar de gostar. E tenho saudades de fazer cursos de línguas... mas não tenho tempo!

    ResponderEliminar
  2. Abobrinha:

    Concordo com tudo o que disseste, mas aqui estou mesmo a falar em sentido figurado. A matemática a que eu me refiro tem mais a ver com o "tirar conclusões" no dia-a-dia.

    :-)

    ResponderEliminar
  3. Eu confesso que tenho demasiada intuição....

    mas sim... a matemática nao falha mesmo... mesmo em relações...

    ResponderEliminar
  4. Não te fies muito na exactidão da matemática para isto, porque há quem para obter 2 da parte dos outros só aceita que seja aplicada a fórmula do 1+1, mas que quando a 'conta' é a sua já tem de ser aceite a fórmula do 3+4-5.

    ResponderEliminar
  5. Mariza:

    Mas aí é que está! Seja qual for a fórmula que se use, o resultado é o mesmo, desde que esteja certo.

    ResponderEliminar
  6. Eu Mesma:

    A intuição é aquela coisa lixada: temos a certeza de que está certa, mas por vezes temos de recorrer a outras fórmulas para nos convencer disso.

    ResponderEliminar
  7. C.C:

    6h49 e já por aqui? Isso deve ser para ficares com dor de cabeça para o resto do dia:-))

    ResponderEliminar
  8. Só que nestes casos pode levar a que se deixe de debater o resultado mas sim a fórmula de cálculo, o que já não é tão linear

    ResponderEliminar
  9. Mariza:

    Sim, sem dúvida. Mas aí cabe a nós próprios decidir qual dos factores é o que nos realmente interessa, se a fórmula de cálculo, se o resultado, e não deixar que o debate nos convença do contrário.

    ResponderEliminar
  10. Muito mais exacto, muito mais simples. Se a vida fosse como a matemática era mais directa e simples, mas perdia toda a piada das aventuras.
    Nem tudo o que é simples é mais divertido. :)

    ResponderEliminar
  11. Loira:

    Com toda a certeza não teria o mesmo gostinho, concordo contigo! Digamos que a matemática deverá ficar reservada a assuntos menos divertidos e que requeiram atitudes mais pragmáticas.

    :-)

    ResponderEliminar
  12. Eu sou um jovem (?) trabalhador, mas trabalhador a sério (lol)...

    ResponderEliminar
  13. toda a vida soube o que quis ser só balançava entre letras e ciências porque as não conseguia separar. optei por ambos cada um a seu tempo. hoje mantenho-os bem unidos para não se perderem.
    gosto da letra, das línguas, da química e dos números. passando pela filosofia o que não dispenso mesmo é as gentes
    e o I de intuição que em qualquer língua, faz a química renascer enquanto se filosofa sobre o 1+1 de um qualquer ser

    ResponderEliminar
  14. Escarlate:

    Eu a tentar simplificar a coisa e vens tu baralhar isto tudo! :-)

    ResponderEliminar
  15. Acho que ambas as áreas podem ser complementares. Entre o branco e o preto existe uma imensidão de cinzentos....

    ResponderEliminar
  16. João Rai:

    Existe uma imensidão de cinzentos, sim... por isso é que por vezes há necessidade de nos focarmos ou no branco ou no preto.

    ResponderEliminar
  17. Ana,
    Nesta vidinha não há nada que seja seguro... como escreveu a «Abo» um pouquinho de tudo não faz mal a ninguém. Dá um jeitão no dia-a-dia e enche-nos de experiência. Até porque (para mim) a matemática não é pura... nem sempre 1+1=2. Quando estou com um matemático chato como a potassa gosto de dar o exemplo duma relação, em que a soma dos dois origina 1 casal... ou 1 par... ou 1 união... ou 1 casamento... ou 1 matrimónio... ou seja 1+1=1. ;)) E pelo que me recordo das aulas de filosofia com o prof. David Bowie (de alcunha)... a filosofia pode provar que 1+1 é igual a 0. :)
    Ana, não podes aplicar (só) a matemática no dia-a-dia nem em todas as situações, é muito rígida. Numa relação também entram variáveis como ponto de observação, interveniente (ou não), atenuante, compreensão, e algo tão importante como o diálogo. ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
  18. J.P:

    Bom, dependendo do contexto, concordo contigo, claro (e neste caso não estou a falar de relacionamentos). No entanto, há coisas tão básicas que não requerem muita divagação acerca delas. Basta fazer uma simples continha de cabeça ou usar a lógica.

    beijos

    ResponderEliminar