terça-feira, 23 de junho de 2009

Viagem


"Sawyer - So why'd you turn us around, then? Don't you wanna go back there?

Locke - Why would I wanna do that?

Sawyer - So you could tell yourself to do things different... save yourself a world of pain.

Locke - No, I needed that pain... to get to where I am now. "


Quem é que nunca pensou como seria se pudéssemos viajar no tempo? Quem é nunca pensou o que faria ou até onde gostaria de ir? Ao passado? Ao futuro? Ambos?

Há quem diga que não mudaria nada no seu passado. E há quem diga que não iria querer conhecer o seu futuro. Mas é fácil falar quando se trata de uma possibilidade que não existe. Mas... e se existisse? Se realmente fosse possível fazê-lo? Se existisse uma máquina do tempo, na qual bastasse marcar uma data e carregar num botão, para sermos transportados para onde quiséssemos e sempre que nos apetecesse? Será que não tentaríamos mudar absolutamente nada do nosso passado? E conseguiríamos resistir à tentação de espreitar o nosso futuro?

Não sei se acredito muito.

Todos nós gostaríamos de poder mudar ou reparar alguma coisa. Ninguém tem uma vida ou um percurso perfeito, sem erros, sem enganos, sem maus momentos. Há sempre qualquer coisinha que gostaríamos de ter feito de outra forma, ou de não ter feito, ou até mesmo algo que ficou por fazer. Há sempre alguma coisa que nos leva a perguntar "e se...?".

O mesmo se passa com o nosso futuro. Cada vez que tomamos uma decisão, pensamos numa consequência. Cada vez que damos um passo, pretendemos que ele nos leve a algum lugar. Não sabemos se realmente lá vamos chegar, não sabemos se as consequências da nossa decisão vão ser aquelas que desejamos, mas temos de agir, de arriscar, de fazer alguma coisa.

Mas e se pudéssemos ir espreitar o nosso futuro? E se pudéssemos conhecer logo as consequências das nossas decisões? Conseguiríamos não fazê-lo? E conseguiríamos ficar impávidos perante um percurso completamente oposto ao que desejámos para nós? Não iríamos querer voltar novamente atrás e tomar a decisão contrária? E depois voltar novamente ao nosso futuro para, mais uma vez, ver se dava certo?

E no meio de tanta viagem, onde ficava exactamente o nosso Presente?

Agora imaginem que apenas teriam direito a uma viagem, que apenas poderiam mudar uma única coisa no vosso passado, conseguiriam escolher um único momento que tivesse sido decisivo para todo o vosso percurso? Saberiam exactamente a data que teriam de marcar na máquina do tempo? E saberiam exactamente o que fazer, nesse preciso momento, para que tudo ficasse como gostariam?

Eu não. Não saberia onde ir exactamente. Não saberia o que fazer com toda a certeza de que iria acertar. Poderia mudar mil e uma coisas, mas nada me garante que seriam as coisas certas.

Se viajaria no tempo, caso fosse possível?
Duvido que resistisse à tentação.

Mas ainda bem que não é possível, porque como disse John Locke:

"I needed that pain to get to where I am now"
(Lost - SO.5)


24 comentários:

  1. Tal como tu não saberia escolher um único momento. Por muitas dúvidas que às vezes tenha sobre como seria a minha vida se tivesse feito desta ou daquela forma, não há garantia que tivesse corrido melhor, pois o nosso percurso inevitavelmente interfere no dos outros. Tento sim, assumir perante mim o que fiz de mal para tentar não fazê-lo novamente. Nem sempre resulta, mas pelo menos fica a consciência que tentámos fazer tudo da melhor forma.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de voltar ao passado....
    para entender determinadas atitudes que tive... e acima de tudo para ver a minha vida de fora.... de fora do ecrã...

    ao futuro?
    talvez sim mas... ir a um futuro daqui a 20 ou 30 anos... só para saber se no final da minha vida se estou com um sorriso....

    não quero saber qual será a minha vida mas sim... tenho curiosidade em saber se no final se estou a sorrir ou não....

    ResponderEliminar
  3. Allie:

    Pois, é essa consciência que temos dos erros cometidos que faz com que o nosso presente seja sempre mais rico que o passado.

    ResponderEliminar
  4. Eu mesma:

    E conseguirias ficar parada só a "olhar", estando lá?

    Eu faço essa "viagem" através da memória... penso no que fiz, tiro as minhas conclusões, e á distancia tudo parece muito mais claro. Se lá estivesse,iria querer mexer nalguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Eu adorava viajar no Tempo! E sim é possível. Faz como eu, arranja um livro com as teorias de Einstein e outros físicos mais recentes e lê. Ficas com uma dor de cabeça, mas vale a pena!!! Eu adorava regressar ao passado, apaixonado pela História como sou! Ir ver as Pirâmides a serem construídas. Cruzar-me com Júlio César. Subir os Alpes com Aníbal.Oferecer uma flor a Cleópatra. Falar com todas as grandes mentes Gregas. Tomar um chá com Einstein. Ir a Nuremberga e ouvir.Tanta coisa que faria que demoraria demasiado tempo a descrever. Agora para mudar alguma coisas? Bem, dissemos sempre "Se soubesse..." "Se volta-se atrás..." Creio que seria difícil resistir como referis-te, mas...Não. Não o faria. Não mudaria nada. Tudo o que aconteceu, faz parte do que sou, por mais "mau que o bicho seja". Agora existe um sítio, um momento no Tempo em que voltaria de bom grado vezes e vezes sem contas: Quando o meu filho nasceu! Um dos melhores momentos da minha vida sem dúvida!

    ResponderEliminar
  6. Mk:

    Já li algumas dessas teorias, inclusivé aquela história do "buraco da minhoca", um suposto túnel onde cada extremidade é acelerada a velocidades diferentes (ou mais ou menos isto!). No entanto, em tudo aquilo que li, sempre se chegou á mesma conclusão: se fosse realmente possível viajar no tempo, já teríamos sido visitados por turistas do futuro! Eu nunca vi nenhum, tu já? :-))

    (e não, não fiquei com dor de cabeça, porque adoro ler sobre estas coisas!)

    ResponderEliminar
  7. He!He! A teoria do "Wormhole", não é? Sim, fascinante! Adorei! Até agora, penso eu, não passam de teorias e ficção, mas como tudo o que era isso num passado bem recente é hoje realidade. Mais uns aninhos e vais ver. Agora digo-te,nós somos máquinas do tempo. Lembra-mos do nosso passado e planeamos o nosso futuro. Muitas das basta fechar os meus olhos e "viajar" para o passado ou até mesmo imaginar um futuro. Aliás tu sabes e conheces parte da minha imaginação. A questão é: Será imaginação ou conseguirei mesmo viajar no tempo? Teorias... teorias...

    ResponderEliminar
  8. Oh melher, até fiquei tonta, porra (sim, mais ainda).

    Seria impossível vermos o nosso futuro, porque cada segundo que passa temos que tomar decisões, algumas altamente imprevistas, que nos vão limitar ou abrir as portas do mesmo.
    Por isso se torna tão complicado de prever.

    Quanto ao regresso ao passado, sim, regressaria, nem que fosse para alterar uma única coisa nele. Se a vida seria melhor ou pior a partir dai? Não sei, mas que mudava, ai isso mudava mesmo.

    PS- Assassinei meu cabelo...:(

    ResponderEliminar
  9. Mk:

    O "Wormhole", exactamente! Mas eu acho mais piada á nossa versão portuguesa:-))

    Tens razão, nós somos verdadeiras máquinas do tempo e através da memória podemos viajar vezes sem conta até onde ela nos deixar ir! Quanto á imaginação... bom, ela não nos deixa ver o futuro, apenas projecta-lo da forma que queremos ou desejamos. E isso, imaginação, é coisa que não te falta mesmo!

    ResponderEliminar
  10. Mel:

    Não me referia a prever o futuro, mas sim ir lá mesmo espreita-lo, assim como nos filmes, sabes? LoL

    Quanto ao passado, lá está... acho que todos nós gostaríamos de mudar alguma coisa sim... o que seria o caos, provavelmente!

    (que andaste tu a fazer ao cabelo??)

    ResponderEliminar
  11. Acho que n gostava de viajar ao futuro. Tinha medo do que poderia ver. Confesso que tinha curiosidade e que se houvesse essa máquina de viajar me sentiria muito tentada, mas ia tentar controlar a minha vontade. Cada coisa a seu tempo. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Sunrise:

    É assustador, não é? Por um lado a enorme curiosidade, por outro a consciência do perigo a que isso corresponderia... seria um dilema torturante!

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Já leram um livro chamado: "A Sound of Thunder" de Ray Bradbury? Muito bom e mostra as possíveis consequências na linha do tempo quando uma pessoa acidentalmente, numa viagem no tempo até à pré-história, esmaga uma borbuleta. Já há o filme, mas um livro é sempre melhor.

    ResponderEliminar
  14. Mk:

    Ok, eles só podiam matar os animais que estavam prestes a morrer para não alterar o curso da história e, ao esmagar a borboleta, alguém acaba por alterar tudo, certo?

    Quase que se podiam misturar duas teorias aqui: a do paradoxo temporal e aquela outra história do "efeito borboleta"! Ok Ok eu sei que esta última não tem nada a ver com o assunto, mas no fundo a culpa é sempre da borboleta!:-))

    ResponderEliminar
  15. Ana!
    Não mexeria uma palha que fosse.
    Cometi muito erros e continuarei a cometer mas aprendi e aprendo com eles, se altera-se um que fosse teria que reaprender tudo de novo e provavelmente cometeria outros ainda piores.
    Nhã! Tou como o John Locke: "I needed that pain to get to where I am now".

    ResponderEliminar
  16. JPVale:

    Pois, por isso mesmo acho melhor nem ser possível lá ir... não resistiria á tentação de mudar certas coisas e, com isso, não seria a pessoa que sou hoje.

    ResponderEliminar
  17. Ana,
    há um pormenor que me esqueci, nunca gostei fazer papel de Deus.
    Se um dia essa máquina for construída será a nossa perdição, de “doomsday”!

    ResponderEliminar
  18. JPVale:

    Eu imagino que seria o caos! Completamente...

    ResponderEliminar
  19. basicamente acredito que não mudaria nada do que realmente teve consequências. não porque tenha tido a vida perfeita mas porque acredito que uma boa parte da imperfeição foi responsavel por estar aqui, hoje e agora.
    futuro? não!! esse decididamente eu não quero saber!! por receio, únicamente pelo receio de imaginar que ao conhecê-lo desistiria de arriscar
    estou bem aqui, no hoje e no agora do meu presente

    ResponderEliminar
  20. escarlate.due

    Apesar da tentação e da curiosidade, acho que continuar de olhos postos no presente é o melhor para todos nós.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá amiga,
    Antes de mais quero agradecer os parabéns... não pude passar por cá.

    Pois é amiga eu mudava um único instantante no meu passado. Poderia não ser o correcto, mas mudava... são apenas alguns minutos na minha vida que a poderia tornar completamente diferente, podia ser mais feliz ou não, mas arriscaria...
    Quanto ao futuro, acho que não me interessa tanto, pelo menos arriscaria tanto, não sei...
    Numa coisa tens razão, seria dificil resistir á tentação, mesmo que isso fosse perigoso...

    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  22. Lipa, há quanto tempo mulher!! ìa perguntar por novidades, mas entretanto adiantei-me por "lá":-))

    Pois é, esses minutinhos que mudavas se pudesses voltar atrás poderiam fazer toda a diferença, sim. Mas nada te garante que não estarias hoje a querer mudar tudo na mesma, não é?

    Deixa lá... não podes mudar o que está feito, mas podes tentar fazer melhor daqui para a frente!

    Beijosss

    ResponderEliminar
  23. Eu tenho receio dessas coisas de saber o futuro, daí não querer ir ler cartas nem que me leiam as mãos nem nada disso!
    Existe sim uma coisa que eu eliminava do meu passado se pudesse e sem hesitar uma única vez! Sei que essa coisa (pessoa) não me trouxe nada de bom, pelo contrário só me fez deixar de acreditar em muita coisa que fazia parte de mim!

    ResponderEliminar
  24. Su:

    De previsões não tenho medo nenhum, simplesmente porque não acredito nelas... até prova em contrário!
    Quanto ao passado, pensa nele como uma lição... pelo menos agora sabes o que não voltar a fazer, certo?

    ResponderEliminar