terça-feira, 15 de março de 2016

Voltar às palavras

As palavras nunca me faltaram. Muito pelo contrário, sempre as tive de sobra. Não fossem os filtros que, convenientemente, aprendemos a usar nos momentos certos, e elas sairiam à velocidade da luz. Já me preocupei muito menos com isso, é verdade. Costumava achar que quem cala consente, que quem não fala perde oportunidades, e que quem se mantém em silêncio é porque não sabe muito bem o que tem para dizer. Ideias que tomamos como certas quando achamos que sabemos muito de tudo isto.
Nos últimos tempos tenho vivido quase no outro extremo, naquele em que acho que o silêncio é de ouro, em que a distância entre o pensar e o falar deverá ser cada vez mais longa, e onde a prudência é rainha incontestável. Não é fácil, é um facto. Isto de pensar trinta vezes antes de se dizer o que nos vai na alma é um exercício duro, requer muito treino, e muita disposição para arcar com as consequências. Porque não é só a palavra dita que não pode ser retirada. O silêncio, em determinados momentos, também pode ser irremediavelmente fatal.

Voltar aqui é quebrar uma pequena parte desse silêncio. É voltar a abrir uma janela com vista para um pouco do tanto que tenho vindo a reservar. Talvez seja uma forma de encontrar um meio termo confortável. Talvez até, quem sabe, eu volte a achar que pior do que lamentar a palavra dita é mesmo morrer engasgada com a calada.

12 comentários:

  1. Bem-vinda de volta. E que não te engasgues :)

    ResponderEliminar
  2. Tão bom que tenhas voltado. Sempre gostei muito de te ler. Sabes escrever e sabes o que escrever. Tu não te cales, mulher!

    ResponderEliminar
  3. Amadurecer é uma viagem e tanto!

    ResponderEliminar
  4. Seja bem regressada.. eu tb voltei há dias... conta comigo para estar sempre grudado!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. sê muito re-bem-vinda :) a última frase, sim. Bjos

    ResponderEliminar
  6. Atão a Ana eras tu!

    Boltátes :)

    Bê lá se não boltas a ir-te

    :)

    ResponderEliminar
  7. Tu escreves maravilhosamente bem isso é lá coisa para se manter calada?! :)

    ResponderEliminar
  8. Fico feliz por te ler por estas bandas de novo!

    ResponderEliminar
  9. às vezes sabe muito bem perder os filtros!

    ResponderEliminar
  10. Às vezes é difícil partilharmos mas, de facto, é melhor fazê-lo do que se engasgar com as palavras caladas!

    ResponderEliminar