terça-feira, 29 de maio de 2012

Quanto mais alto é o vôo...

Gosto de pessoas positivas, optimistas, pessoas que tentam sempre encontrar o lado bom das coisas, mesmo quando essas coisas parecem ser uma tragédia grega. Talvez pelo facto de eu mesma ser assim. Acho sempre que, de uma forma ou de outra, no final, tudo se resolve. Mas uma coisa é ser-se positivo, outra coisa é entrar em delírio.
Hoje em dia as pessoas vivem tão mergulhadas em processos de auto ajuda que querem convencer-se que basta acreditar, basta querer, basta mandar aquele sorriso 501 para o espelho assim que acordam, que tudo é possível. E depois andam por aí com frases de algibeira na ponta da língua, sacadas de um livro qualquer à la "O Segredo", e julgam que descobriram o pote de ouro. "Agora é que é, agora é que tudo vai mudar, basta sorrir minha gente, basta acreditar, basta querer". Não, não é. Nem tudo é possível e não basta querer. E nem sei se é muito bom convencerem-se disso.
É que nós não vivemos sozinhos e nem tudo pode ser como queremos. Ser-se positivo e optimista não é achar que somos donos do mundo e que tudo conseguimos. Isso é ilusão, delírio. Ser-se positivo e optimista é, entre outras coisas, conhecer limites, os nossos e os dos outros, e acreditar que dentro desses limites há sempre uma boa solução para nós. Não é tudo, não é este mundo e o outro, é tão só e apenas o que está ao nosso alcance.

19 comentários:

  1. Eu, não o conseguiria dizer melhor, no entanto, sinto-o e penso exactamente do mesmo modo.
    Fantástico

    ResponderEliminar
  2. Enquanto te lia, desculpa, só conseguia pensar no coaching e no quanto eu odeio a teoria... eu, que tenho dias bons e menos bons, sei nos dias menos bons que as coisas podem melhorar, que só os vejo como menos bons porque já tive os espectaculares e por aí fora!
    Gosto da expressão que diz "tudo está bem quando acaba bem, se ainda não está bem, ainda não acabou"! :)

    ResponderEliminar
  3. Nem mais! Eu já fui muito pessimista e mudei. Agora, depois de muita coisa ter acontecido, gosto de ver o copo meio cheio, de encontrar algo de positivo numa situação menos boa. Não é fácil, há dias e dias, mas não vivo na ilusão e convencida de que tudo tem um final feliz. Porque, infelizmente, não tem. Por isso, gosto de dizer que agora sou uma "otimista-realista", se é que tal existe, mas que, no fundo é o que dizes no final do post: «ser-se positivo e optimista é, entre outras coisas, conhecer limites, os nossos e os dos outros, e acreditar que dentro desses limites há sempre uma boa solução para nós. Não é tudo, não é este mundo e o outro, é tão só e apenas o que está ao nosso alcance». É assim que encaro o otimismo, é assim que me vejo. :)

    Beijinho ♥

    ResponderEliminar
  4. Eu li o Segredo e foi um ponto de viragem na minha vida, porque eu era "a verdadeira pessimista" e neste momento sou uma das pessoas que referes no início. E neste momento não me consigo ver a ter outra atitude perante a vida. No entanto, não caio no exagero que também identifico em algumas pessoas. É uma questão de equilíbrio :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Essas pessoas são as eternas sonhadoras. Infelizmente, em alguns casos, quando acordam o choque é tremendo.

    ResponderEliminar
  6. Muito bem dito. Mas sorrir e dizer que vai correr tudo bem não basta! temos que meter as mãos à obra e fazer para que as coisas acontençam!
    até agora sempre consegui o que queria (menos o euromilhões :P) mas há de haver um dia que não irei conseguir alguma coisa... mas.. tambem só quero coisas realistas :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto dessa tua definição. Ser positivo não é viver no mundo dos sonhos, é conhecer os nossos limites, saber o que valemos, e lutar pelo que merecemos.

    ResponderEliminar
  8. Positivas, sim, mas realistas também! Caso contrário lá se vai o positivismo para dar lugar à desilusão.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. E no delírio coloca-se sempre o carro à frente dos bois. Eu sou bastante optimista mas meço tudo antes de dar cada passo, porque sou realista acima de tudo.
    Gostei muito deste post.

    ResponderEliminar
  10. É a isso que se chama ter inteligência emocional.

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamento. Há que ter limites na nossa "positividade" para não cairmos em utopias, ou aterrar na realidade tarde de mais.
    Nunca li espécie alguma desse tipo de livros. A minha auto-ajuda sou eu mesma, uns dias melhores, outros piores, mas é assim que "funciono."

    ResponderEliminar
  12. Muito bem dito...
    É mesmo isso... é acreditar pelo menos em nós e nas nossas capacidades e sabermos exactamente até onde podemos ir... :)

    Sorrir quando é para sorrir :)

    Muito bem dito mesmo :)

    ResponderEliminar
  13. É tão e só apenas para aquilo que me chatear hoje...para aquilo que eu tiver de enfrentar hoje. Aí sim, pensamento super positivo e no meu caso, a minha estrelinha está sempre comigo: livra-me de cada uma!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Gostei sobretudo da lucidez do texto!
    Estou de volta depois de um tempo de impossibilidade.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  15. Lá está, sorrir, querer e acreditar que se é capaz é apenas o primeiro de muitos passos. Só isso não basta. Nada cai do céu e provavelmente nada do que queremos nos chega só porque sorrimos, queremos e acreditamos. É preciso lutar por aquilo que se quer é preciso "bater punho" como diz o Miguel Gonçalves :)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Sempre me faltou o optimismo, por isso tatuei-o no braço. É o primeiro passo, sem dúvida... depois é fazer acontecer, lutar por isso, porque o optimismo é só o motor... e se sem motor não há arranque, sem volante não há direcção, sem travão não há contenção, sem mudanças não acompanhamos o resto do mundo! ena pá que estou filosófica hoje, isto foi de ouvir Ivete de certeza xD

    ResponderEliminar
  17. So true.
    E eu tenho tantos "issues" com essas merdas da auto-ajuda...q me desculpem os adeptos mas é q n tenho mm tolerância nenhuma p essas cenas...(tudo o q é em exagero, e q explora as pessoas e as suas necessidades/carências/problemas/fraquezas no me gusta)

    ResponderEliminar