terça-feira, 10 de janeiro de 2012

É tão bom ser-se útil!

Estava ontem numa papelaria a preencher o boletim do euromilhoes, quando oiço, como já ouvi muitas vezes, uma senhora dizer que não deixaria de trabalhar mesmo que lhe saísse o primeiro prémio. Fico sempre a pensar se quem diz isto tem a verdadeira noção do que são milhões de euros ou se aquele conceito de trabalho terá algum significado extra que eu desconheço. Uma coisa são uns quantos milhares que poderão ajudar-nos a mudar muita coisa na nossa vida e dar-nos a possibilidade de investir num negócio qualquer para tentar manter a conta bancária recheada. Outra coisa são milhões, que só em juros nos permitem viver o resto da vida sem qualquer preocupação.

Normalmente, o argumento de quem diz este tipo de coisa é o de querer continuar a sentir-se útil, o não conseguir ficar sem fazer nada. Ora eu não me consigo imaginar a sentir-me uma inútil com milhões de euros numa conta, muito menos a viver sem fazer nada. Eu cá acho que seria muitíssimo útil a contribuir para o crescimento do turismo mundial, por exemplo. Teria sempre tantas malas para fazer, tanto avião para apanhar, tantas cidades para conhecer, que o difícil seria arranjar tempo para fazer nada.

Trabalhar? Claro que sim! Começava por trabalhar para o bronze 6 meses por ano e nos outros 6 trabalhava o cérebro enquanto absorvia as culturas de lugares distantes. Dedicava-me à pesca, ao mergulho, à observação dos tubarões e das baleias, à degustação de pratos exóticos, à apreciação da qualidade de hotéis e resorts, à árdua tarefa de fazer compras por esse mundo fora, e depois voltava, de tempos em tempos, para umas merecidas férias no nosso querido país à beira mar plantado. Pensando bem, seria uma vida dura, não sei se aguentaria. Acho que prefiro não ganhar nada e continuar por aqui a sentir-me verdadeiramente útil. De conta vazia, mas útil.

27 comentários:

  1. Eu era gajo para ir passar 15 dias ao Algarve! :|

    ResponderEliminar
  2. Oh Ana, soubesse eu escrever como tu. É que é tal e qual. Tanto mundo, tantas culturas, tantas pessoas para descobrir como seria possível sentir-me inútil?

    ResponderEliminar
  3. "Estava ontem numa papelaria a preencher o boletim do euromilhoes..."

    WHAAAAAAAAAAAAT ????

    É que já desceste na minha consideração. Isso joga-se pela net pah. Já não sei vai à papelaria :P

    Quanto ao resto do post: eu não conseguiria ficar sem fazer nada e também não conseguiria passar os anos todos a viajar. Teria que arranjar alguma cena para me ocupar o tempo de outra forma.

    No entanto também já tomei a decisão de que me saindo o 1º prémio, vou dar €1M a algumas pessoas. Basta-me ficar com €20M para mim, o resto posso dar.

    ResponderEliminar
  4. Jedi:

    Obviamente que também daria algum a algumas pessoas, isso nem se põe em causa.
    Quanto às ocupações, eu falei em viagens (como exemplo) mas não teriam de ser para a vida toda e nem a todo o momento. Com certeza arranjaria muito com que me ocupar sem ser trabalho:)

    ResponderEliminar
  5. Eu preferia ser uma inútil rica, eheheh!

    ResponderEliminar
  6. ahahahahah sou da mesma opinião! Eu cá também trabalharia para isso tudo e para o meu enriquecimento histórico-cultural! E também ajudaria animais abandonados. Isso sim, também faria de mim muito útil!

    ResponderEliminar
  7. Gostei do sarcasmo final!
    Esses que dizem que continuariam a trabalhar, dizem-nos porque é politicamente correcto dizê-lo...
    Simplesmente não acredito que o fizessem!

    ResponderEliminar
  8. eu deixaria de trabalhar na hora :) arranjaria mil e uma coisas para me sentir muito útil :)

    ResponderEliminar
  9. Creio que o potencial vencedor do prémio máximo sentir-se-ia mais útil, designadamente, criando e garantido postos de trabalho!! Pessoalmente, gozaria despreocupadamente a vida como nunca... ora essa!! :p

    ResponderEliminar
  10. eu também alinhava a ser útil como tu, aliás se te sair o euromilhões e quiseres alguém para te ajudar a ser útil nessas viagens todas é só chamares-me :)

    ResponderEliminar
  11. Mas achas mesmo que alguém (até nós e digo "nós" porque penso como tu) faz ideia do que são uns milhões de euros?!

    Essas pessoas que dizem isso só podem viver num mundinho muito pequenino, o delas.

    Sentir-me inútil com tanta coisa que gostava de aprender? Não me parece...

    Ah, quem me dera! A quantidade de gente que eu fazia feliz...

    ResponderEliminar
  12. Rio-me imenso quando ouço isso! Não têm a mínima noção só pode. Eu deixaria no próprio dia de trabalhar. Mas é que era logo! Tanta coisa para ver, aprender, fora das 4 paredes do escritório, e eu ia lá ficar?! Pois tá claro que sim... :P

    ResponderEliminar
  13. eu com medo de me cansar alterava os meses ora bronze ora viagens :D :D
    ui que vida dura seria ... eheheheh **

    ResponderEliminar
  14. Concordo tanto, mas tanto. Eu tenho mesmo uma teoria muito básica: essas pessoas não merecem ganhar o euromilhões. Arrisco-me mesmo a dizer que é uma heresia jogarem. É isso e os meus colegas de curso me dizerem que agora que estamos quase no final, se ganhassem o euromilhões acabavam o curso na mesma. Eu também. Mas lá para os 60 anos, depois de ter vasculhado o mundo.

    ResponderEliminar
  15. Eu era pessoa para realizar planos, mesmo que laborais, de maior amplitude, não ficava na corda bamba de um pais em crise e seria eu o meu meio para o meu fim =)...ai sei lá o que fazia com o dinheiro...por isso é que não jogo --'

    ResponderEliminar
  16. Pois claro...
    Uns milhões na conta e era... Reforma antecipada mesmo :)

    ResponderEliminar
  17. Ah ah ah! Muito bom! Eu cá fazia como tu. Ia trabalhar para o bronze, fazer e desfazer malas, ir às compras... Ia ter muita coisa para fazer e me sentir útil com certeza. ;)

    Beijinhos,
    Lua

    ResponderEliminar
  18. Primeiro prémio do euromilhões era o equivalente a uma vida descansada.Mas tinha que me sentir útil a fazer algo, nem que desse uns tostões para a caridade, ou acabasse de construir o Centro de dia cá da terra, pelo caminho ainda comprava um hotel aqui ao pé de casa, e restaurava-o.

    ResponderEliminar
  19. Inês,

    Concordo com tudo isso e muitas outras coisas do género. Mas eu não chamo a isso "continuar a trabalhar", como muita gente diz. Isso seriam coisas que se fariam por prazer, pela satisfação e possibilidade de ajudar.

    ResponderEliminar
  20. ahaha epah eu sou da mesma opinião que tu. e se querem trabalhar com tanto milhão na conta, existe por ai muita instituição a precisar de voluntarios e verbas para conseguir subsistir e isso sim é ser util com tanta nota no banco. no fim de contas ainda acabas por ter tempo pra agua de coco e bronze na pele. e quem diz instituição não fala só em Portugal.... ;)

    (ps: continuar a trabalhar por conta de outrém no meu caso era suicidio na certa, mas isto sou eu sindicalista de um raio)

    ResponderEliminar
  21. Foxy:

    Continuar a trabalhar por conta de outrém, na minha opinião, seria motivo para internamento imediato. no mínimo. É que nem com milhares quanto mais com milhões!

    ResponderEliminar
  22. Eu trabalhava... criava uma empresa, geria um negócio com calma, mas trabalhava.

    ResponderEliminar
  23. Lembras-me agora que tenho que começar a jogar, é que isto de esperar que os meus pais e a minha mana ganhem pa me dar algum se calhar faz com que as probabilidades de sair sejam menores.lol.

    ResponderEliminar
  24. Muito dura, eu sentir-me-ia uma inútil se num dia dormisse no hotel mais caro da Nova Iorque e no dia seguinte fosse pedalar para a Patagónia.

    ResponderEliminar
  25. Eu não sei se trabalharia, pelo menos como trabalho agora.

    Iria fazer muitas coisas que agora nem que quisesse muito conseguiria.
    Depois dinheiro faz dinheiro, talvez investisse em alguma coisa, e esse seria o meu trabalho.

    ResponderEliminar
  26. Eu sinceramente não sei o que faria, mas trabalhar duvido muito...

    ResponderEliminar
  27. Primeiro iria passar 15 ao hospital...Com o susto de ALEGRIA de ter que fazer nada. :P

    ResponderEliminar