quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ai se ele cai

Sempre me considerei uma pessoa acessível. Nunca me achei demasiado boa ou importante para não dar conversa a este ou àquela. Gosto de pessoas, gosto de as conhecer, de trocar ideias, de conversar sobre tudo ou sobre nada e, a par disto, gosto de me sentir à vontade para brincar e disparatar com quem tenha o mínimo de sentido de humor. No entanto, sei impor os meus limites, mesmo que de uma forma subtil. Talvez por isso nunca tenha tido grandes razões de queixa em relação a abusos ou faltas de respeito. As pessoas vão percebendo até onde podem ir comigo, e quando não percebem, eu trato de lhes explicar.
Daí não entender muito bem aquelas pessoas que empinam o nariz e se metem num pedestal, com o argumento de que não se deve dar confiança a ninguém para evitar abusos. Na minha opinião, o respeito não se impõe com arrogância, prepotência ou distanciamento. O respeito conquista-se com a forma de estar, de lidar com os outros e com os tais limites que se impõem, muitas vezes, sem ser preciso, sequer, falar neles. Sempre que vejo alguém com aquela atitude de "mas quem é que este se julga para estar a meter conversa comigo?", sinto uma espécie de pena, porque parece-me sempre estar perante alguém que não se consegue dar ao respeito, e acha que é tentanto manter-se no pedestal que o vai conseguir. O pior, é quando ele cai.

23 comentários:

  1. Tive uma discussão feia a semana passada com uma colega de trabalha sobre isso. Porquê? O meu companheiro de laboratório tem uma personalidade especial, é uma pessoa mesmo muito dificil de lidar. No entanto nunca me faltou ao respeito e nunca me falhou em rigorosamente nada. Já com ela, parece que as coisas chegam a atingir proporções incríveis. E vem ela toda enraivecida que a culpa dela a tratar assim é minha por eu o habituar mal. Claro que é minha a culpa, aliás ele é meu filho- respondi-lhe. Ele tratou-a mal porque ela assim o quis, porque ela se deu a isso, pq acha sempre que só o trabalho dela é válido e superioriza-se sempre perante os outros. Portanto e posto este testamento, que lamento, não podia concordar mais com o teu post.
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. E há pessoas que se coloque num pedestal tão, mas tão grande que, confesso, giro é depois vê-las a cair. Porque a queda é graaaande.

    ResponderEliminar
  3. O respeito dá-se a quem o merece e conquista-se de quem o queremos ter...

    :)

    ResponderEliminar
  4. Também sou assim.
    É claro que há aquelas pessoas que se falam comigo estão lixadas, mas são pessoas a quem eu já dei confiança e não souberam respeitar os tais limites.
    É que, às vezes, por muito boas pessoas que tentemos ser, há sempre quem não saiba lidar com o que dizemos.
    Quanto às pessoas que se colocam num pedestal, é como dizes, dão pena.

    ResponderEliminar
  5. Percebo o distanciamento como forma de protecção mas a partir do momento em que a atitude se torna arrogante, quem perde é o próprio.

    escrevi sobre algo parecido, espreita ;)

    http://lisbonnew-yorker.blogspot.com/2011/03/cabras-que-matam-homens-com-o-olhar.html

    ResponderEliminar
  6. não poderia concordar mais com isto. os limites são impostos por nós e não se deve barrar a partida algo/alguém que ainda não se conhece (salvo rarissimas excepções).

    ResponderEliminar
  7. É uma atitude patética... geralmente quem se acha superior é até bastante inferior.

    ResponderEliminar
  8. Concordo a 200% com isso. (tenho pena é de ser tão anti-social e ter pouca paciência para me "dar" às pessoas :D)

    ResponderEliminar
  9. Gostei dessa forma de encarar e viver a vida!
    E houve uma coisa importante que disseste e me tocou... foi quando falaste do humor.
    Acho que é das manifestações mais empáticas que uma pessoa pode ter... e uma manifestação de inteligência.
    Parabéns por seres assim.

    ResponderEliminar
  10. Não podia ser mais verdade.
    Olha, eu conheço uma miúda com 1,44 e 40 quilos de peso, que é professora há 5 anos e, até hoje, ainda ando a tentar perceber como é que ela consegue conquistar o respeito de alunos, colegas e superiores se até tem o hábito de se "misturar" com todos eles a nível pessoal...
    Acho que há coisas que, ou nascem com a pessoa, ou nunca chegam a nascer.

    Já agora, uma vez que estive afastado uns meses, onde é que nos "conhecemos"? Não é por nada, mas apareceste nos seguidores... lol

    ResponderEliminar
  11. Gente dessa é o que não falta, julgam que assim é que são mais respeitados.É um engano.

    Beijinhos Paula

    ResponderEliminar
  12. Mas sabes que em geral quem se mete num pedestal é quem não merece lá estar e a maioria desses casos são complexos de inferioridade traduzidos em superioridade.

    ResponderEliminar
  13. Zé do Pipo,

    Foste tu que apareceste por aqui a primeira vez, no post dos melões.

    ResponderEliminar
  14. Sempre ouvi dizer: quanto maior o pedestal maior é a queda. E com arrogância não se vai a lado nenhum...até pelo contrário. Não suporto pessoas arrogantes...

    ResponderEliminar
  15. Ai ca vergonha! Desculpa, é que andei tanto tempo "embarcadiço", que já não me lembro da terra que pisei antes.
    Estranhei alguém cair do céu aos trambolhões e acertar no meu blog, mas isto às vezes basta jogar uma vez e acerta-se no euromilhões.

    ResponderEliminar
  16. são as pessoas assim, terra a terra (sem achaques de superioridade que não existem) que dão os melhores líderes ao longo da vida, exemplos a seguir ... :)**

    ResponderEliminar
  17. Zé do Pipo,

    Estás desculpado:) Seja como for, é possível que nos tenhamos "conhecido" noutro lado, sim. Parece-me...

    ResponderEliminar
  18. "Sempre que vejo alguém com aquela atitude de "mas quem é que este se julga para estar a meter conversa comigo?"
    Não diria melhor...

    " isso e o típico: "você sabe quem eu sou?" Oh well... Give me a break, sim? E então?

    ResponderEliminar
  19. Oh ana, tu não seja "magana", não me descubras a careca eheheh. "Prontes", como já percebi que és uma rapariga cheia de "truques", ensina-me a ver o IP aqui no blogger.
    O Sapo sei que tinha essa hipótese, mas aqui não sei.
    Eu deixava-te um e-mail, mas sabes que isso de enviar e-mails para me chatear, podia ser mais uma fonte de prazer para os débeis mentais.
    Se souberes e se for alguma coisa que um mero curioso possa fazer, fico-te eternamente agradecido e já sabes, podes sempre passar cá por casa e beber um copo. Não te digo é onde moro eheheh.

    ResponderEliminar
  20. Zé do Pipo,

    Eu não tenho truques nenhuns, nem vejo IPs através do blogger. Eu uso o StatsCounter (entre outros), no qual aparecem os IPs dos visitantes. Claro que se põe aquela questão dos IPs não serem sempre os mesmos para a mesma pessoa, mas se fores metendo uma tag em alguns com o nome do visitante, e a forma mais fácil de o fazer é quando alguém comenta (já que lá aparece quando alguém abre a caixa de comentários, a hora, e etc), vais conseguindo comparar algumas coisas. E tal como disseste no teu post, há sempre um dia em que o IP volta a coincidir com o primeiro que "taggaste". Eu tenho muitos IPs com tag e, na maior parte das vezes, quando alguém comenta, eu vou lá comparar e, de facto, a visita e respectivo comentário corresponde à tag que eu meti. É apenas isso, sem truques :)

    ResponderEliminar
  21. Eu ignoro essas pessoas...
    desde há uns anos para cá tenho um mote que... "o que vem de baixo não me atinge..."

    e quem se considera num pedestral... para mim... estão abaixo de mim... pelo que... ignoro mesmo... nem ligo... e por vezes a minha arrogância ainda é pior que o pedestral dessas pessoas...

    e sinceramente... cago... porque... a vida deu-me liberdade de "me dar com" quem eu de facto quero dar-me... e o resto é paisagem que eu posso ignorar e apenas "lidar com"... não tenho que "me dar com"...

    pequenos detalhes para mim bastante importantes... lidar com alguém é diferente de me dar com alguém....

    ResponderEliminar