sábado, 9 de julho de 2011

À menina do Fotolog

Quando eu tinha os meus 13, 14 anos, tinha uma amiga/colega de escola que passava a vida a pedir-me coisas emprestadas: roupa, sapatos, cintos, malas, e tudo o mais que encontrasse no meu armário cada vez que ia lá a casa. E eu, que não era capaz de dizer não, e sabendo que ela não tinha possibilidades para comprar aquelas coisas, emprestava tudo sem pestanejar. Depois, no dia seguinte,  lá ia a amiga para a escola, vestida dos pés à cabeça com coisas minhas, receber mil elogios pela camisola tão gira, e os sapatos tão fixes, e a mala tão original que trazia. Tudo bem até aqui. Eu ficava satisfeita porque a minha amiga estava satisfeita. Mas quando comecei a ouvi-la responder aos elogios com um "é não é? eu sou assim, tenho bom gosto, e comprei ali ou acolá" e outras coisas do género, comecei a não achar piadinha nenhuma àquilo. Só que eu era uma totó que ficava calada, e nem me passava pela cabeça fazer a minha amiga passar uma vergonha das grandes. E ela aproveitava-se disso, e continuava a desfilar as minhas coisas como se fossem dela.
Acontece que eu já não tenho 13 nem 14 anos, e já nem sou uma totó que se cala quando alguém decide andar por aí a desfilar o que é meu, principalmente sem dizer que é meu. E se não me calo, muito menos tenho algum problema em fazer seja quem for passar uma vergonha daquelas, se não se mancar e continuar a fazer o mesmo depois de ter sido devidamente avisada.
É que isto de ir ao armário dos outros, servir-se à grande e à francesa, não avisar e nem dar os devidos créditos, e depois andar a fazer brilharetes com o que não é seu, parece ser uma coisa muito esperta, mas só revela burrice. É que do outro lado até pode estar uma gaja porreira que encolhe os ombros e diz "que se lixe", mas até uma gaja porreira pode ter acordado com os pés de fora e não estar para aturar estas tretas de ver a sua roupinha por aí em corpos alheios.

E quem diz roupinha, diz textos.

37 comentários:

  1. ui, já li sobre o plágio no blog da S* ... deve andar muita gente desinspirada para escolher 'roubar' os outros :/

    ResponderEliminar
  2. Há muito disso no mundo do virtual. É tão facil selecionar e fazer copy-paste...lol

    ResponderEliminar
  3. Um dia destes ainda amuo só porque a mim ninguém me plagia! Em dias bons, insultam-me, mas, no geral, só isso!

    ResponderEliminar
  4. Dá cabo dela!! Ao menos se querem copiar que peçam permissão.

    ResponderEliminar
  5. Pelo menos reconhecem que vale a pena copiar os teus textos, mas é chato ir rua abaixo e encontrar alguém vestido com o que acabámos de escrever. Loool
    Faz como eu: escrevo porcarias que ninguém tem estômago para copiar sem vomitar eheheh.

    ResponderEliminar
  6. mari:

    Eu e a S* estamos a falar da mesma pessoa. A menina em questão resolveu encher a página dela de textos que vai lendo pela blogosfera. Só meus encontrei uns 4 ou 5. Enfim, já foi esclarecida e avisada, vamos ver se aprende.

    ResponderEliminar
  7. Eu fui ver pela maneira que dizes no Facebook, aparecem-me 3 links, mas nenhum tem textos meus. :)

    Oh! Pode ser que agora ela atine e não plagie mais.

    ResponderEliminar
  8. Há sempre um dia que se diz... "Alto e pára o baile!"

    ResponderEliminar
  9. É chato isso e revoltante. Eu que raramente escrevo no meu, já fui vítima do mesmo e o mais estúpido é que a pessoas em causa até comentou os textos copiados do meu blog. E mais estúpido ainda, foi ver que eram os textos mais comentados no blog dela. E quem lá passava nunca deu conta que a escrita era completamente diferente já que ela escrevia pelo norma brasileira e nem se dava ao trabalho de tentar abrasileirar o que copiava para dar menos nas vista.

    Quando deixei 'recado' em todos os textos que eram meus que estavam assinados como sendo dela, fechou o blog.

    ResponderEliminar
  10. Eu já a avisei, estou furibunda... espero que os apague!

    Obrigada :) beijo

    ResponderEliminar
  11. Conheço mais uma vítima... há gente que não tem mesmo vergonha na cara... falta de princípios é o que é!

    ResponderEliminar
  12. obrigada por me teres explicado Ana :)
    então era a mesma pessoa que andou a fazer "estragos" por aqui :/ ...
    não percebo as pessoas que o fazem, acham o quê, que não vão ser descobertas ... parece-me ingenuidade a mais. também me acontece gostar de outros textos, acho que acontece com todos, mas bolas, mencionar a fonte é o mínimo.

    ResponderEliminar
  13. olha que bom mais uma songa monga que não sabe escrever e copia o que é dos outros! a burrice não tem limites. no minimo poderia sempre colocar a fonte e não perder a credibilidade total.

    lamento.

    ResponderEliminar
  14. Já vi é que ela não te liga peva...
    Entra a matar, minha!

    ResponderEliminar
  15. que falta de respeito pelos outros... aquela miúda é uma farsa!

    ResponderEliminar
  16. Ao menos podia dar-se ao trabalho de mudar umas quantas palavras. Felizmente que do meu blog não se aproveita nada de jeito para copiar....loool

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que fizeste muito bem em falar e "manchar" publicamente o que alguem fez...

    o que eu acho incrivel... é como é que vocês descobrem essas coisas....

    a mim... se alguém me plagiou... confesso que nunca descobri... :(

    ResponderEliminar
  18. Se te "roubou" os textos é porque são bons.:)

    ResponderEliminar
  19. Eu Mesma:

    Existem várias formas. Se tiveres o teu blog registado em determinados sites, consegues controlar isso bem, porque vais recebendo notificações por mail. Mas uma forma mais simples e rápida é, por exemplo, usares o Copyscape.

    ResponderEliminar
  20. Já estive a ver também no blog da S* o post. Que cena. Eu nunca dei por nada disso, mas também nem sabia como controlar. Acho que vou explorar aqui a tua explicação sobre o assunto, apesar de eu achar que os meus textos não têm esse interesse todo para os copiarem. Agora fiquei foi curiosa para saber que o fez. :))

    ResponderEliminar
  21. Sara e D.:

    Isso dos textos terem algum interesse é muito relativo. Já me copiaram um texto estúpido sobre um rato sem fios, uma piadola sem qualquer interesse com meia dúzia de palavras.

    ResponderEliminar
  22. É preciso ter muita lata. Eu nunca encontrei textos meus por aí, verdade é que também nunca procurei, mas se acontecer vou ficar fula da vida.

    ResponderEliminar
  23. É o que dá haver por aí gente sem massa cinzenta e que não consegue fazer mais do que copy paste para tentar chamar a atenção para o "olha tão bem que eu escrevo"...

    Força nisso, não deixes impune, ou pelo menos sem colocar o teu nome ou o link directo para o teu blog a dizer onde foi buscar os textos.

    São de facto lindos, mas são teus.

    Bjinhos***

    ResponderEliminar
  24. Não fazia ideia k havia esse tipo e coisas por aqui...há gente mesmo com muita lata...

    ResponderEliminar
  25. Jasus, agora fui lá espreitar e foi copy/paste integral...se eu fosse a ti deixava de ser a "gaja porreira".

    ResponderEliminar
  26. Wow! Sei pelo que passas pois já tive situações parecidas, infelzmente. Mas reti algo que disseste no último comment ao blog da fula, que foi qualquer coisa como: "existe sites que nos avisam quando copiam textos nossos!" (?!)
    Como? Explica-me, sim?

    Beijo e força! ;)

    ResponderEliminar
  27. Essência,

    Existem várias formas, mas a mais rápida e simples é ires ao site www.copyscape.com, meteres lá o endereço do teu blog e analisares o que te aparece.

    ResponderEliminar
  28. Obrigada! Vou ver se tenho mais alguma surpresa!

    Kiss

    ResponderEliminar
  29. Eu também bebo leite fresco quando tenho sede :p

    ResponderEliminar
  30. Adorei a analogia da roupa com os textos roubados e por aqui no mundo cibernético é cada vez mais frequente haver plágio, embora nem sempre seja fácil de encontra-los pois normalmente essas pessoas não comentam nos lugares de onde vão buscar textos. Um desses exemplos aconteceu com uma das minhas bloggers preferidas, a Ana de Amsterdam, ano passado salvo erro. A plagiadora tinha os seus textos até no Facebook, mas depois com a vergonha acabou por retirá-los.

    Quanto a mim já me plagiaram dois posts sobre "sub-consciente" mas ao menos dignaram-se a referir a fonte daí eu não ter levado a mal.

    ResponderEliminar
  31. Martini Bianco:

    Se a fonte é referida não é plágio. Eu não me importo nada que levem os meus textos, nem precisam de me avisar, desde que metam lá de onde vieram.

    ResponderEliminar
  32. Roubar textos é de uma falta de respeito muito grande mesmo... boa sorte com isso!

    ResponderEliminar
  33. roubar textos? este mundo está perdido

    ResponderEliminar
  34. Comigo, foram fotos. Roubar fotos é ainda mais parvinho.

    ResponderEliminar
  35. Passado 6 meses e tudo continua mais ou menos na mesma pela net, é bom voltar a ler-te Ana.
    Beijinho

    ResponderEliminar