quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sem listas

Não somos aquilo que desejamos ou metemos na cabeça que vamos ser. Por mais listinhas que se façam das mudanças que queremos que aconteçam dentro de nós ou perante os outros, elas serão sempre e apenas o resultado do que a vida nos vai dando no dia-a-dia. E nada disto é programável. A nossa forma de ser, de pensar, de sentir, evolui lado a lado com as nossas próprias experiências, e são elas que vão ditar as regras do jogo. São elas que, um dia, nos fazem acordar e perceber o quanto mudámos, tenha sido ou não da forma que esperávamos.
Fazer listinhas do que queremos que mude em nós, é querer forçar um processo que tem de ser natural. Não nos tornamos mais doces só porque resolvemos passar o dia a sorrir. Não nos tornamos mais fortes só porque não queremos mais ter medo. Não vamos esquecer aquela pessoa só porque decidimos olhar para outras. Não vamos deixar de ser egoístas, ingénuos, demasiado optimistas ou impulsivos, só porque decidimos que devemos ser o contrário a partir de agora. Podemos até tentar vestir essa nova pele que tanto jeito nos dá, mas tal como uma pele que se expõe bruscamente ao sol, ela acabará por cair.
Mudamos sim, mas para onde o nosso percurso nos vai levando, dia-a-dia, passo a passo, sem listinhas nem previsoes. E quando damos por isso, encontramos dentro de nós uma pessoa que, muitas vezes, não reconhecemos, e da qual ainda não sabemos se gostamos ou não.


Bom Ano a todos!

20 comentários:

  1. Isto é um cliché, eu sei, mas não posso deixar de concordar com tudo.. Até porque eu já me deixei de listinhas e desejos e coisas desse género até porque é mais do que certo que não cumpro nem metade, por isso o importante é deixar as coisas correrem naturalmente... E aproveitar o que a vida nos dá :)

    bom ano :D

    ResponderEliminar
  2. A vida é isso mesmo... vivendo e aprendendo e sem direito a esboço nem a ensaio.

    Feliz Ano Novo, Ana! :)

    ResponderEliminar
  3. Somos seres conscientes, mas também inconscientes e essa inconsciencia é muito difícil de traduzir pelo que quer que seja. No fundo somos humanos e ainda não se inventou uma fórmula para nos definir por completo, pelo que só nos resta aprender a mudar devagar e em suaves passos, momento a momento.
    Boas entradas.

    ResponderEliminar
  4. Não faço listas nem planos... deixo a vida dar-me o que eu faço por merecer. Feliz ano :)

    ResponderEliminar
  5. ( foi coisa que nunca fiz...)


    Bom Ano, Ana.

    ResponderEliminar
  6. É isso. Aquilo que vivemos torna-nos na pessoa que somos, não aquilo que dizemos que queremos viver.

    Bom ano!

    ResponderEliminar
  7. Sim e não. Depende do que queremos mudar: as causas ou os efeitos. O medo pode não desaparecer só porque sim, mas podemos escolher fazer uma coisa que nos assusta e talvez no processo vencê-lo. Muitas vezes as mudanças precisam de pelo menos um nível de indirecção - não atacar o sintoma mas sim a causa. E isso muitas vezes não é um item de uma lista que se faz e se risca, mas sim algo que tem 365 itens para cada ano, às vezes 366.

    Acho naturalíssimo escolhermos o que queremos. Se o que fazemos ajuda a definir o que somos, então podemos tentar escolher as experiências que perseguimos. Essa "vida [que] nos vai dando", esse "percurso [que] nos vai levando" ... também é cada um de nós. :)

    Bom 2011!

    ResponderEliminar
  8. Precisamente por isso é que o meu momento dos desejos para o ano novo começa a tornar-se cada vez mais próximo com a realidade, ano após ano! Não adianta muito fazer-se "prognósticos"...

    Um bom ano! :D

    ResponderEliminar
  9. Muito bem! Um bom ano de 2011 para ti e para todos.

    ResponderEliminar
  10. Feliz 2011!
    Eu também não sou de listas nem de resoluções de Ano Novo. Apenas quero continuar a dar o meu melhor, todos os dias.
    Beijinho,
    Sofia

    ResponderEliminar
  11. Por acaso...
    é que... não deixa mesmo de ser verdade...

    e se não gostarmos... conseguimos voltar atrás?

    :)

    boas entradas!

    ResponderEliminar
  12. É bem verdade. Quem faz listas só têm um objectivo: não se esquecer de algo. Mas sejamos francos, se alguem tem necessidade de fazer uma lista para ser melhor pessoa é porque não está muito focada nisso, senão não precisava dela.

    Um optimo 2011 !!!

    ResponderEliminar
  13. olá... gostei imenso do teu blog e já estou a segui-lo.
    excelente 2011 para ti.
    convido-te para veres e te tornares seguidora do meu blog.
    és muito bem vinda ao meu espaço.

    http://filipasimas.blogspot.com

    Obrigada
    Beijos Felizes

    ResponderEliminar
  14. É verdade, é nossa luta diária que faz o nosso caminho: quem somos e para onde vamos. Bjs e bom ano

    ResponderEliminar
  15. Não podia concordar mais contigo. E o pior dessas listas é que muitas vezes as pessoas ficam à espera que as coisas aconteçam porque sim, porque estão na listinha e esquecem-se de correr atrás dos sonhos.

    Este ano, aos meus amigos, em vez de lhes dizer "Feliz ano" ou "Boas entradas" disse só " espero ver-te muitas vezes em 2011. A ti também, espero "ver-te" muitas vezes em 2011.

    ResponderEliminar
  16. Estou totalmente de acordo, nunca fiz listas mas já fiz balanços...pura perda de tempo!

    ResponderEliminar
  17. Se bem te lembras há poucos anos eu só queria mudar de ano na esperança que o novo apagasse tudo o de mau que eu tinha vivido no que acabava. Lol. Finalmente, percebi que cada dia é um novo dia e não precisamos de esperar para recomeçar. Bom ano.

    ResponderEliminar
  18. n concordo. As mudanças n ocorrem só porque sim, mas decidir o que se quer ser influencia as decisoes que tomamos, logo o caminho que percorremos na vida, as experiencias que passamos e pode deixar-nos mais perto de ser o que decidimos. N de um dia para o outro, mas através da vontade própria. Ser mais responsável, ser mais consciente, ser melhor para os outros, estar mais atenta as coisas... sei lá, "listas" infindáveis de "coisas" que nos ajudam a definir - quem somos e quem queremos ser - para n nos perdermos nos ventos aleatórios do quaotidiano rotineiro.

    ResponderEliminar