quinta-feira, 25 de novembro de 2010

De Passagem

Hoje perguntaram-me por que razão nunca coloquei cortinados em minha casa. A resposta foi automática:

“Porque nunca tive a intenção de ficar por aqui muito tempo” 

Na verdade, já lá vão 9 anos que estou nesta casa, mas a ideia de que seria uma coisa temporária persistiu ao longo do tempo. Meter uns simples cortinados nas janelas não iria dar trabalho nenhum mas, estranhamente, iria transmitir-me a ideia de que assentei arraiais. Olhar para estas janelas nuas dá-me uma sensação inexplicável de liberdade, de desapego, como se a qualquer momento pudesse fazer a trouxa e zarpar, mesmo que acabe por nunca faze-lo.
Depois lembrei-me que sempre tive uma enorme aversão a tatuagens. Não que não goste de as ver nos outros. Até gosto de muitas. E até cheguei a pensar várias vezes naquela que escolheria para fazer em mim. Mas imaginar-me com algo cravado na pele eternamente é coisa que me tira o sossego. Claro que existem técnicas para remove-las, mas não se faz uma tatuagem a pensar que, mais dia menos dia, se vai querer ver livre dela.
E da mesma forma que gosto de ver a minha pele limpa de qualquer  desenho permanente, também gosto de ver a decoração da minha casa como que inacabada. Na verdade, nada na vida é para sempre, mas por vezes há coisas que supostamente se assumem como tal. E é esse carácter definitivo das coisas que me sufoca, essa ideia de que estou ali para assentar arraiais. No fundo, até posso ir ficando, mas preciso de ter a sensação de que estou de passagem.  
 

20 comentários:

  1. Deixa lá... só ao fim de 5 anos é que pus os meus! :P

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. É parecido com o que sinto em tomar certas decisões. Eu sei que tenho de as tomar, sei que tenho de ir, mas vou ficando por cá, porque lá é mais definitivo.

    ResponderEliminar
  3. Olá sou uma leitora do seu blog, e deixe-me dizer-lhe que a compreendo porque conheço mais pessoas que pensam o mesmo em relação às tatoos. Mas eu (tenho 3 tatuagens) encaro as minhas como sendo parte de mim, como se fossem um sinal de nascença, porque representam algo em determinada fase da minha vida.

    ResponderEliminar
  4. Penso o mesmo que tu em relação às tatuagens. Já numa casa, gosto de sentir que é minha e, por isso, gosto de a sentir completa, como parte de mim. :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. A casa e as tatuagens, estão apenas a servir de metáforas para aquilo que eu quero realmente dizer neste texto.

    ResponderEliminar
  6. E eu percebi... mas apenas me referi também e só às tatuagens e casas. Há coisas que não gosto que sejam permanentes, já outras adoro sentir que são minhas. Dá-me uma espécie de segurança. ;)

    Kiss :)

    ResponderEliminar
  7. O carácter de permanência realmente pode-nos assustar, porque sabemos que a vida de permanente não terá tanto quanto julgamos... provavelmente agiremos sempre assim à defesa com a própria vida, sabemos que a qualquer momentos nos pode puxar o tapete... bjs

    ResponderEliminar
  8. A própria vida é uma passagem (de um buraco para outro eheheh).

    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Percebo-te, mas no meu caso não posso mesmo por cortinados por causa dos gatos :P

    ResponderEliminar
  10. Pareces é ter aversão a coisas duradouras... mas como eu não sou psicóloga, limito-me a dizer que as cortinas dão outra graça ao ambiente. Investe nisso!

    ResponderEliminar
  11. S*:

    A questão é essa mesmo. Não é aversão a coisas duradouras, já que tal como eu disse, eu até vou ficando e ficando. É uma certa aversão à ideia inicial de que é para ser duradoura, ou seja, o partir do pressuposto de que é para "ficar".

    ResponderEliminar
  12. A vida é uma passagem (como a ponte) para a outra margem, por isso há que aproveitar as belezas e as pequenas coisas que a vida nos dá e nao no preocuparmos com parvoíces.
    por isso nada de cortinas nem de tatoos(metaforicamente falando)
    kis :=)

    ResponderEliminar
  13. se te sentes bem deixa estar! mas nao sao uns cortinados que te tiram a liberdade!

    ResponderEliminar
  14. A aversão ao permanente é lixada... compartilho-a contigo lol...

    ResponderEliminar
  15. A serio?
    e essa sensação que é so de passagem não te deixa insegura?

    não te deixa com a sensação de quereres mais?

    nao deve deixar claro :)

    eu durante mais de 5 anos nao tive cortinados em casa apenas porque... nao tinha cortinados em casa :)

    ResponderEliminar
  16. Conheço uma pessoa que me diz exactamente o mesmo quando pergunto quando poe uns cortinados ;)

    ResponderEliminar
  17. Em relação às tatuagens sinto um bocado isso. Que é para sempre. E se me fartar? e se só me apetecer tirar aquilo dali? Faz-me espécie! Em relação aos cortinados não consigo concordar, daria-me a sensação de faltar sempre algo e não gosto disso. Mas, gostos são gostos :)
    Shiine *

    ResponderEliminar
  18. Tenho ali uns cortinados com dois anos, em bom estado. Faço-te um preço "jeitoso" eheheh.

    ResponderEliminar
  19. Eu só pus os meus passado uns 6 meses. No meu caso foi preguiça.... mas acho que dá sempre um ar diferente e arranjam-se a bons preços e muito bonitos no AKI.

    Beijooo*****

    ResponderEliminar
  20. Odeio o carácter definitivo das coisas. Odeio, odeio, odeio.

    ResponderEliminar