terça-feira, 3 de julho de 2012

Zona de conforto

Passamos anos da nossa vida a convencermo-nos de que temos de aprender a dizer não. E achamos que o difícil é começar. Temos receio de chatear os outros, de os magoar, de os melindrar. O sim é sempre mais fácil, mais impulsivo e mais simpático. Mas tem de ser, temos de aprender a dizer não, custe o que custar. E começamos, treinamos. Um não atrás do outro. E mais outro. E outro. E, às tantas, a coisa até começa a correr melhor. Que sensação de liberdade! Não, não e não! Tão fácil, afinal!
E é. Fácil e seguro. Enquanto dizemos não estamos protegidos. Estamos na nossa zona de conforto. E aí percebemos que o difícil não foi chegar lá, nem por lá ficarmos. O difícil mesmo é conseguir sair dessa zona e reaprender a dizer sim.

20 comentários:

  1. Então, por essa ordem de ideias é tudo uma questão de nos acostumarmos? Continuo a defender que o Sim e o Não devem ser sempre ponderados e nunca compulsivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martini,

      Não penso que seja uma questão de nos acostumarmos, mas sim de encontrarmos um certo conforto no Não do qual se torna difícil abdicar.

      Eliminar
  2. Não precisa de ser tudo tão a preto e branco, tão 8 ou 80. Há o talvez, vamos ver, se deus quiser, deixa-me pensar,logo se vê, é já a seguir, os sim que se transformam em não e vice-versa.

    ResponderEliminar
  3. Há algumas opções entre o "sim" e o "não" na grande maioria das vezes ;)

    ResponderEliminar
  4. eu já disse menos vezes o tal NAO. mas acho que ainda não estou totalmente confortável!

    ResponderEliminar
  5. completamente!!! out of the box é que é coisa dificil. como diz o outro por vezes é muito: xiça penico.

    ResponderEliminar
  6. Arriscar, ousar, aceitar... faz parte do prazer de viver.

    ResponderEliminar
  7. Oh, como eu te entendo...

    Quando aprendemos a dizer "Não" quase que instintivamente, o "Sim" torna-se tão mais difícil...

    ResponderEliminar
  8. Oh como eu te entendo!

    Quando aprendemos a dizer "Não" quase que instintivamente, dizer "Sim" é tão mais difícil...

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida. O sair da nossa zona de conforto é que é o desafio dos corajosos.

    ResponderEliminar
  10. Estava precisamente a pensar nesta história dos nãos, e ia escrever sobre isto.
    Eu não sou pessoa de usar a palavra não....se o assunto não me aquece e não me arrefece, se não me prejudico, não digo não só por ser do contra...às vezes até me posso prejudicar, admito, mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, os "nãos" a que me refiro não são esses "nãos" em jeito de opinião, não são os "nãos" que se dizem em relação a qualquer assunto que possa ou não nos dizer respeito.
      Os "nãos" a que me refiro são os nossos "nãos" interiores, são as coisas das quais fugimos para não arriscarmos, são as coisas que evitamos para não nos expormos a determinados perigos, são todas as coisas que podem fazer estremecer o nosso sossego e às quais dizemos "não". Não é o "não" que dizemos aos outros, é o "não" que dizemos a nós mesmos.

      Eliminar
    2. Esclarecida...mas esses nãos que dizemos a nós mesmos são muito complicados, tal como são os sim.

      Eliminar
    3. Pois são, Inês... mas para mim continuam a ser muito confortáveis.

      :)

      Eliminar
  11. Era isso que ía a dizer, com tantos Nãos o problema é querer sair da zona de conforto e não conseguir...ou então há primeira oportunidade sair e bater logo com a cabeça...

    ResponderEliminar
  12. Numa determinada altura da minha vida mudei o Sim para o Não...
    mudar ao contrario lembro-me que foi muito complicado... estava demasiado habituada ao nao...

    me, myself and I era o meu mote...

    agora estou nos intermédios... umas vezes sim.. outras nao... mas nunca arrependida da opcao escolhida :)

    ResponderEliminar
  13. Eu continuo na fase do não, não sei se voltarei a dizer sim...

    ResponderEliminar
  14. Também já estou nessa fase do não!! No fundo crescemos!!

    ResponderEliminar
  15. Lá está, aindo só vou aqui e também já me apeteceu comentar os teus posts todos. Resolvi parar neste porque também ando nessa fase. É a do "não" e a do "sim". "sim" eu aceito, "sim" eu quero, quando alguém me oferece alguma coisa. E dos dois não sei qual é o mais difícil.

    ResponderEliminar