sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como da água para o vinho

Se eu quisesse entrar em generalizações e dizer que as pessoas não mudam, nem com o tempo, nem com a idade ou nem com as experiências que vão vivendo, se eu dissesse que apenas se moldam e adaptam às circunstâncias, mantendo sempre a sua essência, personalidade e princípios, teria de ignorar a mão cheia de coisas que, há meia dúzia de anos, seria capaz de fazer com a maior das convicções e que, hoje em dia, me parecem completamente inconcebíveis, ou vice-versa. Teria também de ignorar todas as coisas a que dava um enorme valor e que hoje não me parecem fazer qualquer sentido. E todas as opiniões, gostos, vontades, acções e reacções que faziam parte da minha forma de ser ou estar, forma essa que hoje nem sempre reconheço. Ou então, teria de ter a pretensão de achar que sou diferente de todos os outros. E não tenho. Não sou. Por isso digo que as pessoas mudam, sim. Algumas mudam até de uma forma brutal. Só não acontece é com todas.

20 comentários:

  1. Compreendo-te perfeitamente.As pessoas não mudam.Aprendem com os erros, adaptam-se e tentam não repetir os mesmos.Mas sim, por vezes, acontece algo que faz "mudar" uma pessoa radicalmente...Mas o que a pessoa era, continua a sê-lo.Apenas mais..."adaptado".

    ResponderEliminar
  2. Só os burros é que não mudam. lool

    ResponderEliminar
  3. As pessoas mudam. Normalmente não mudam é muito.

    ResponderEliminar
  4. Não acontece com todas e por vezes não mudam como nós de facto queremos...

    mas a vida é uma constante evolução... nem sempre é para melhor... nem sempre é para pior... nem sempre é para o lado que queremos mas... todos evoluímos ao longo do tempo...

    mesmo que nos recusemos a aceitar a evolução como se de uma mudança se trate....

    ResponderEliminar
  5. Se as pessoas tiverem consciência do que está mal, mudam.

    ResponderEliminar
  6. Pois, pois mudam. Mas não é fácil. Nada fácil, mesmo.

    ResponderEliminar
  7. É claro que sim, mal seria se ficassemos sempre na mesma...já viste o desperdicio que seria?!
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Olá foi a 3ª vez que vi a tua página e reflecti muito!Espectacular Projecto!
    Adeus

    ResponderEliminar
  9. Olha que nem todas as pessoas mudam ou aceitam a ideia de mudar. E até se orgulham em dizer: "pau que nasce torto tarde ou nunca se endireita" e ainda "burro velho não muda"...dá-me nos nervos, mas eu vivi assim com um durante 1 ano e tal...

    ResponderEliminar
  10. Ana,
    Falo por mim... pelo meu passado...
    Subscrevo!
    Boa semana.
    Beijinhos :-)

    ResponderEliminar
  11. True Story! Porque é que este teu post veio mesmo a calhar?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Há pessoas que nunca mudam independentemente de já terem dado mil cabeçadas e se terem arrependido. No entanto, são as excepções que confirmam as regras.

    ResponderEliminar
  13. As pessoas só mudam quando sentem a necessidade dentro delas de mudar.
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Curioso, mas eu sempre olhei para a "mudança" como um processo inconsciente ou não propositado. Pelo menos, comigo sempre foi assim. Nunca consegui mudar pelo simples facto de achar que o devia fazer nisto ou naquilo (e acho muitas vezes). Todas as mudanças pelas quais vou passando, acontecem sem que eu dê por isso. Por vezes olho para mim e penso "mas eu estou a reagir ou a pensar desta forma? Eu não costumava ser assim".

    ResponderEliminar
  15. Sim era o que eu me referia. A mudança consciente raramente funciona. Aquela mudança em que te obrigas a mudar ou que alguém te obriga a mudar... Não vinga! Agora quando existe inconsciente uma vontade de mudar, aí sim a mudança existe. Também eu já dei por mim a pensar o mesmo que tu "Eu não era assim, o que aconteceu?" eheh
    Beijoooo

    ResponderEliminar
  16. O burros não mudam, nem estão interessado em mudar. O que é triste....

    Beijooo********

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pela sugestão Ana ;)
    Vou pesquisar...

    ResponderEliminar
  18. a vida é que faz com que a gente se vá transformando uns para melhor e noutros para pior, dependendo da nossa história!!

    ResponderEliminar