terça-feira, 24 de abril de 2012

Toma lá, dá cá

Não sou a típica pessoa do "toma lá, dá cá". Acredito que simpatia gera simpatia, sim. Atenção, cuidado, mimo, são factores que nos ajudam a criar laços e a mantê-los. Quem é que não gosta de ser bem tratado? Quem é que não gosta de se sentir querido? Não acredito quando certas pessoas dizem que lhes é igual ao litro que gostem delas ou não. Claro que não agradamos a todos nem todos nos agradam, mas uma pessoa que não se sinta querida nunca, e por ninguém, acabará, com certeza, por ser uma pessoa amarga, fria e vazia. 

Acredito que a troca é essencial nas relações humanas. Podemos gostar de dar, mas também gostamos de receber, mesmo que não seja na mesma moeda, na mesma medida, ou naquele mesmo exacto momento. Mas não gosto de levar isto como uma regra inquebrável, como um princípio que dite o meu comportamento perante os outros ou o que sinto por eles. Não sou pessoa de "toma lá, dá cá". Não bato o pé e faço birra só porque alguém não me dá a mesma atenção que eu lhe dou. Não sou simpática apenas para quem se derrete em sorrisos comigo. Por vezes, gosto só porque sim, e independentemente do que recebo em troca. Claro que isto não entra na esfera do ser-se maltratado ou desrespeitado. Disso não posso gostar, nem posso admitir. Mas ficar à espera que todas as pessoas por quem nutro algum tipo de simpatia me venham encher de beijinhos e abraços é, no mínimo, patético. Assim como esperarem de mim uma atenção especial só porque vão com a minha cara é, também, um bocado inútil.

Não sou a típica pessoa do "toma lá, dá cá", e quando sinto que me colocam nessa situação, demonstrando claramente uma atitude de "não brincas comigo, também não brinco contigo", então a coisa torna-se uma verdadeira perda de tempo. É que eu não faço birra como os putos mas, tal como eles, não gosto de ser obrigada a nada, mesmo que subtilmente.

13 comentários:

  1. Não é porque alguém me dá que eu sou obrigada a dar-lhe algo de volta... no entanto, reconheço que há muitas situações na vida em que gostava de receber na medida em que dou.

    ResponderEliminar
  2. Tambem nao sou uma pessoa de toma la da ca, peco muitas vezes por dar demais e só depois é que vejo que não devia ter feito tanto...tambem sempre ouvi dizer que não devemos colocar como prioridade alguem que nos vê como opção. Mas devemos dar sempre tudo o que temos para nunca virar para tras e pensar que a culpa de algo não ter resultado tenha sido nossa. Mas sim...no final do dia fazemos e damos na esperança de ter que seja nem um pouco em retorno

    ResponderEliminar
  3. eu tenho de concordar com a S*... por vezes, em certas alturas da vida, mesmo que sem contar ou premeditado, sabia bem receber na mesma medida em que me dou. assim um, dar e receber, fácil. daqueles que aconchega por uns tempos e faz valer a pena mesmo as coisas em que torcemos o nariz.

    ResponderEliminar
  4. Concordo, contudo existem alturas em que sabia bem receber-se na mesma medida tudo aquilo que damos.

    ResponderEliminar
  5. Há certas coisas que eu gostaria de receber em troca, sou sincera!! A atenção que dispenso às pessoas por exemplo...às vezes quando somos nós que precisamos viram as costas!!

    ResponderEliminar
  6. Como te entendi!!
    Relacionamentos, ou que quer que seja, na base da moeda de troca... nãooooooo!!!
    Não tem o mínimo interesse.
    É como dizes, quem dá gosta de receber, mas dar já é um prazer tão grande que a gente espera bem pelo momento da volta!

    ResponderEliminar
  7. Há pessoas que exageram nisso do "toma lá, dá cá". Fazem disso quase uma regra de vida. Só dão se receberem, e isso é muito triste. Eu dou porque quero, porque gosto e porque me faz sentir bem. Claro que sabe muito bem receber e nem sempre recebemos da mesma maneira que damos, até porque somos todos diferentes e cada um tem a sua maneira de dar de volta e de demonstrar agradecimento.

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  8. Que saudades de te ler. Mas finalmente obriguei a parar um bocadinho a minha vidinha apressada e parei por cá! "Não acredito quando certas pessoas dizem que lhes é igual ao litro que gostem delas ou não." Eu também não. Acho que é uma tentativa, fake e forçada, de dizer que as opiniões dos outros não nos interessa. Interessa quase sempre. Tal como interessa para o bem, interessa também para o mal. O que importa depois é saber o que fazer com ela =P

    E também não acredito que existam regras exactas nisto do dar e receber. E acredito sobretudo que não é preciso estar sempre calibradinho, umas vezes damos menos e a outra pessoa dá mais e vice versa. Agora sei que quando a coisa está sempre desiquilibradinha também não será para ir muito longe! De qualquer forma, tal como tu, não consigo só porque devia ser, dar mais quando não quero, quando não o sinto. Quando a coisa se torna um dever, às vezes deixa de ser a tal dádiva.

    ResponderEliminar
  9. Esta gente acha que as emoções e o afecto são como os tazzos que se troca um pelo outro e que têm de ter o mesmo valor.

    ResponderEliminar
  10. Claro que queremos e gostamos que as pessoas nos apreciem e nos mimem. Damos e também gostamos de receber é normal. Mas quando damos algo não estamos à espera de receber na mesma moeda. Quando damos é porque queremos, não para receber em troca... Mas há muita gente que dá à espera de receber e isso é triste.

    ResponderEliminar
  11. Nem faz sentido exigir aos outros aquilo que damos, que nos compensem, mas por instinto.

    ResponderEliminar
  12. Eu sou do toma lá da cá, se não conhecer a pessoa. É logo para mostrar que não me curvo. Muitos gostam de testar logo a masculinidade no 1º contacto.. mostrar que querem ser o lider da matilha! assim e para evitar confusões, faço logo o recadinho.
    Para quem me conhece já e me pica.. muitas vezes brinco com isso e não levo a mal. de uma maneira geral não sou má pessoa.. só quando me pisam os pés... :)

    ResponderEliminar
  13. Ana, respondi a um desafio que te deixei a ti para responderes também. Não sou de desafios e adultero os poucos que me vêm parar às mãos, mas este é engraçado porque nos faz puxar pela cabeça à procura de factos engraçados sobre a nossa pessoa. Neste caso, lanço-te porque estou especialmente curiosa sobre o que virá da tua!

    ResponderEliminar