quarta-feira, 28 de março de 2012

De que cor são as minhas cuecas?

Cada vez que ando a passear pela blogosfera, deparo-me com duas situações que, confesso, me fazem um bocado de confusão (sim, mais uma coisa que me faz confusão).

A primeira é o facto de, nitidamente, certas pessoas comentarem certos posts sem os lerem com atenção. Não me refiro à questão da interpretação porque, muitas vezes, os posts não são assim tão lineares e cada cabeça sua sentença. Refiro-me ao ler mesmo o post, palavra por palavra, frase por frase, do início ao fim. Eu entendo que posts (muito) longos possam ser maçadores. A pessoa começa a ler aquilo e aquilo nunca mais acaba, e às vezes não há tempo ou pachorra para ler tudo até ao fim. Eu mesma deixo a leitura de alguns posts a meio e volto lá noutra altura, com mais tempo ou paciência, se o assunto me interessar.

Mas agora eu pergunto: se não leram o post todo, se saltaram frases e parágrafos, se o leram na diagonal, vão comentar porquê e para quê? Para marcar presença? Para dizerem "olha eu estive aqui, tá? Não me esqueci de te ler hoje, apesar de só ter lido algumas partes e já nem me lembrar do que li, eu estive cá, e vê lá se não te esqueces de ir lá ao meu também". É que, sinceramente, às vezes só falta dizerem isso. E a coisa nota-se, e fica feio, quase tão feio como dizer "estou a seguir-te, segue o meu".  

A segunda, embora não tão grave (ou feia) quanto a primeira, também revela alguma falta de atenção. Quando se abre uma caixa de comentários, deveria haver o cuidado de se ler os comentários anteriores ao nosso. Imaginem que eu faço um post com a pergunta "adivinhem de que cor são as minhas cuecas hoje", e o pessoal começa a mandar para o ar uma série de cores, até que alguém acerta e eu comento "sim, são amarelas!". De repente, há uma alminha que chega tarde, abre a caixa de comentários e deixa um "serão azuis? diz lá, diz lá! Acertei, não foi? Oh vá diz!", quando já toda a gente sabe que as cuecas são amarelas. Perceberam? Como diz o outro, não havia necessidade.

39 comentários:

  1. Ahahah gostei. Muitos deviam ler o teu post!

    ResponderEliminar
  2. Também detesto que me tresleiam...!
    E essas expressões ridículas "já estou te seguindo, queridinha" tiram-me mesmo do sério.
    Fico mesmo sem vontade de ir ver o blog do autor daquela pérola!
    Beijos,

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito que na sua maioria nem seja por mal, mas há casos e casos :)
    Essa dos comentários é que já me faz mais comichão, não há necessidade de se andar a esclarecer várias vezes a mesma coisa, se lessem os comentários anteriores...mas confesso que eu própria nem sempre leio tudo :) Shame on me :)

    ResponderEliminar
  4. Por partes:
    Posts longos cansam-me. Então aqueles escritos sem espaço entre os parágrafos e sem o texto justificado, fecho na hora. São raros os blogs com textos longos que me prendem a atenção, mas felizmente existem alguns.

    O comentar por comentar é o que mais se vê por aí, eu diria mesmo que é a regra de ouro, comentários para marcar presença e ver se têm retribuição. E nestes casos naturalmente que não é relevante ter-se lido o post todo.

    Quanto ao ler os comentários, é sempre aconselhável, mas acho que depende muito do post em si. Sem contar que isso nem sempre é possível quando o blog tem moderação de comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pepper, é claro que eu me refiro aos comentários que já estão aprovados, os outros não há como saber deles. Mas isso o próprio autor do blog também terá em conta.

      Eliminar
  5. Pretas! Acertei? :D
    São os comentadores fantasma, caem de páraquedas e querem marcar presença, nada a fazer :/

    ResponderEliminar
  6. Eu estou no grupo dos que muitas vezes lêem na diagonal mas só algumas vezes comento. Não sei se cometo (esta diferença de um letra vai servir-me para um post) esses erros que descreves...

    Posso garantir que li este post com toda a atenção, bem como os comentários anteriores e não encontrei nenhuma pista para a cor dessa peça de vestuário que referes.

    Também não posso fazer uma educated guess e não quero arriscar uma resposta...

    :-)

    ResponderEliminar
  7. Hey! estou a seguir-te, segue o meu blog!

    ResponderEliminar
  8. Risos...

    Agora, vamos a ver quantos lhe vão servir a carapuça. ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
  9. Marcar presença e ver se ganhar mais um seguidor.

    ResponderEliminar
  10. Bom, os textos leio sempre por inteiro mas admito que em 90% dos casos me limito a dar a minha opinião, sem ler os restantes comentários. Quando o texto é polémico adoro ler o que os outros escreveram mas se sinto que não é assim tão... vá... cativante ler as respostas alheias, limito-me a dar a minha.

    ResponderEliminar
  11. Normalmente leio os posts todos. Que normalmente vejo pelo painel do blogspot os títulos mais apelativos de novos posts.

    Quanto aos comentários, sim, em casos como o das cuecas tens razão. Mas existem outros casos, em que existe um número considerável de comentários, e, das duas uma, ou vejo por alto se alguém já disse alguma coisa que poderia ter sido dita por mim, ou se não tenho tempo, como a S*, limito.me a dar a minha opinião.

    ResponderEliminar
  12. Pior, pior é ir a uma caixa de comentarios com 50 deles e nem 20 se aproveitam. Um concordo contigo ou tens toda a razão sem mais nem quê devia ser logo bloqueado pelo blogger :p

    ResponderEliminar
  13. Eu li o teu texto todo mas já cá venho comentar porque agora vou jantar!


    Não, vou comentar já, as tuas cuecas são mint? é uma cor tendência! :))))

    Há dois ou três blogs em que faço questão de deixar um comentário porque gosto das pessoas e elas são tão simpáticas para mim que me dá vontade sempre de dizer olá, mas na verdade nem sempre leio tudo, confesso. É como se ligasse à pessoa a mandar um beijinho, entendes? Mas percebo aquilo a que te referes e eu própria não gosto muito desses comentários! Se calhar agora que falas e eu paro para pensar nisso se calhar as pessoas do outro lado também não gostam!

    Bj

    ResponderEliminar
  14. Olha, para já escusas de passar no meu que está na mesma. Parece que o problema é de uma qualquer virose.
    Mas.... passei aqui no teu blog, podes passar no meu??!?!? Muuáááá... Bjs

    ResponderEliminar
  15. São verdes não são? xD Eu sabia :D heehe ** A verdade é que quando a paciencia é pouca mais vale ler na diagonal e guardar bem cá dentro o comentário manhoso que apetece fazer xD

    Gosteiii :)

    ResponderEliminar
  16. ahah muito bom. Mas em minha pp defesa, admito q nem sp leio todos os comentários anteriores...opá às vezes são bues!!!

    Eu até há pouco tempo, e embora já acompanhasse imensos blogues, n tinha por hábito comentar. Mas com o tempo, comecei a achar q era simpático p a pessoa que escreve ter algum feedback. Saber q anda por aí alguém q partilha da nossa raiva ou ódio de estimação :)
    Não q esse seja, necessariamente, o objectivo de quem quem escreve, pelo menos não é o meu, aliás se fosse já n escreveria à mto...mas ainda assim se concordo ou achei piada ou tenho algo a acrescentar pq n escreve-lo.
    (mas escrever por escrever, ou p irem à minha chafarica tb acho assim a modos q mto "deprê"...

    ResponderEliminar
  17. Eu juro que só cá vim pelo título, chamou a minha atenção, fora isso nem sei do que falas.:p

    Gostei da forma inteligente como colocaste este assunto.:)

    ResponderEliminar
  18. Definitivamente, este post NÃO deve ser lido na diagonal! Arrisco a dizer que é leitura obrigatória para muitas alminhas. :)

    ResponderEliminar
  19. De facto a blogoesfera deixa-te muito confusa. Estarás no planeta certo? loool

    Eu acho que as tuas cuecas são roxas :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi, não durmo a pensar nisto, acredita:) Mas aquilo que me vai fazendo confusão aqui também me faz confusão na vidinha dita real. Por exemplo, enerva-me estar a falar e depois responderem-me uma coisa completamente disparatada que só mostra que não ouviram nada do que eu disse. Prefiro que não me respondam. Aqui é igual.

      Eliminar
    2. Sim, também gosto de pêras e de laranjas :P

      Eliminar
  20. Concordo com a primeira parte do post. Não concordo com a segunda. Por exemplo... aqui tens 19 opiniões. E neste assunto (pelo menos) não me interessa a opinião dos outros. Apenas a tua e a minha. Daí este comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. anouc, de facto, eu podia acrescentar à segunda parte do post "quando o tema assim o pede ou justifica".

      Eliminar
  21. Isso é uma situação típica dos "saca comentários" que têm ânsia de obterem números elevados de visitas nas suas páginas. O blogger metralhadora! lol Eu premiaria comentários tipo "interessante" como dos mais irritantes. Eu sou dos que escreve textos longos mas acabo por escrevê-los para mim próprio, não me preocupando se os outros se interessam ou têm paciência para os ler. Prefiro que apenas comentem com tiros certeiros.

    ResponderEliminar
  22. Deixa-me por um gosto nisto.
    Eu só não leio os comentários todos quando são muitos, mas só comento aquilo que leio até ao fim. Se não tenho nada a dizer, não comento, ponto. É absurdo comentar só para que comentem o nosso.

    ResponderEliminar
  23. Concordo inteiramente com o que dizes, aliás às vezes penso mesmo que é tudo o que escreveste em itálico no segundo parágrafo. E depois há quem coloque ainda o endereço do blogue....
    Mas ler os restantes comentários, muitas vezes não leio mesmo.

    P.S.: são roxas??? ahahahahah

    ResponderEliminar
  24. As tuas cuecas têm as cores do arco-iris.Uma para cada dia da semana.
    È pena o arco-iris só devia ter 6 cores!Há mulheres que nem ao Domingo(dia sagrado)folgam!!!!!

    Reviralho

    ResponderEliminar
  25. Infelizmente é um mal que não é exclusivo da blogosfera. Há muita gente que comenta notícias lendo apenas o título, e, no máximo, a introdução. E fazem comentários como se estivessem muito bem informados...

    Nos blogues o fenómeno é muito parecido, sendo que muitas vezes é feito com o intuito de receber visitas de volta. Sem dúvida que dá uma fraca imagem das pessoas que esses bloggers serão.

    ResponderEliminar
  26. Essa das cores está muito gira! haha
    Em relação aos comentários do género, "gostei do teu blog, segue o meu também" aquilo é copy paste para outras dezenas de blogs. Então ouve aí um tipo que tinha o seguinte post e desculpa o testamento:
    "Enquanto houve mentes brilhantes como a sua a qual posta coisas maravilhosas haverá sempre um balde de gelo no qual poderá com poucas ou muitas palavras expor seja lá como for aquilo que sua linha da imaginação possa ela crias sempre estará parte daquilo que és daquilo que nos revela numa simples imagem assim como ti na sua mais pura simplicidade de mulher que és no intimo que fora criada posta sempre algo referenciando a fragelidade a força e as virtudes da mulher naquilo que és mulher. Obrigada linda por fazer o mesmo retribuindo de bom grado minha visita no seu blog o qual já esta em meus favoritos guardado com muito carinho em meu coração.... Jamais a questionarei por que não a o que questionar tudo é perfeito e feito de uma tamanha magnitude que são meramente expressas de uma maneira tão suave e simples como se escrevesse cada palavra e cada linha com o sopro e a suavidade de sua respiração que nos faz crer que na simplicidade daquilo que fora criada mulher tem o poder e o dom da escrita na sua pura feminidade....Um forte abraço e um bj bem no seu coraçãozinho....
    http://www.uanderesuascronicas.blogspot.com
    Convido-a fazer parte do meu blog...
    se ja faz....obrigado...linda"

    Este comentário foi colocado em dezenas de blogs de mulheres... com que finalidade? mas que conversa de xaxa! e só cai quem quer! musica para os meus ouvidos!! e para os teus então.. imagino! hehe :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo! Esse esmerou-se! :)

      Eliminar
    2. Nem usa virgolas... uma pessoa fica sem ar só de ler!! :)

      Eliminar
  27. "olha eu estive aqui, tá? Não me esqueci de te ler hoje, apesar de só ter lido algumas partes e já nem me lembrar do que li, eu estive cá, e vê lá se não te esqueces de ir lá ao meu também"

    O que eu me ri. É mesmo uma coisa irritante. Mais vale não comentarem mesmo. Quando é assim, eu nem me dou ao trabalho de responder.
    Já no que toca à parte de ler comentários anteriores, depende mesmo do conteúdo dos posts. Às vezes, não o faço.

    ResponderEliminar
  28. Olá,
    Tenho de confessar que não li os 33 comentários que estão antes do meu. Mas quero dizer que li o post todo e subscrevo tudo o que é dito. Parabéns gostei mesmo. Essa do "estou seguindo o teu blogue, segue também o meu", é muito utilizado, mas também acho que não fica bem. É para terem muitos seguidores, parece uma competição.

    Bom fim de semana. Bj

    ResponderEliminar
  29. Ontem e hoje lembrei-me deste teu post porque li dois comentários, da mesma blogger, sobre o mesmo assunto mas em blogs diferentes, em que era bem vísivel que ela ou não leu com atenção os posts (ainda que curtíssimos) ou é das tais que comenta por comentar (pelo que dela conheço será mais esse o caso) ou então é mesmo a sua capacidade de interpretação que é limitada.

    ResponderEliminar
  30. ahahah é tudo verdade. Olha, já apanhei comentários que nada tinham a ver com o que escrevi.

    ResponderEliminar
  31. txiiiii .... eu confesso ... só comento quando leio os post's mas agora ler os comentários ao post :S ... pois, isso é que já não :( ... às vezes são tannnnnnntos :))
    beijocas**

    ResponderEliminar
  32. Ahahah de topo...realmente era algo que já me tinha passado pela cabeça sim sra :P tanto uma coisa como a outra, é como os concursos do facebook, tipo responder o mais rapidamente e acertivamente a uma pergunta, e vêem-se dezenas de comentários iguais :S HELLLLOOOOO já muita gente respondeu, não se percebe o intuito de continuar!!!

    ResponderEliminar
  33. prometo que li o texto todo :p e que tens muita atenção é constrangedor quando essas duas coisas acontecem!
    beijinhos

    ResponderEliminar